08/09/2022

Centro de Excelência Jean Monnet recebe inscrições para minicurso de Modelagem Matemática Aplicada ao Direito

O FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance, financiado pela Comissão Europeia, recebe inscrições para o minicurso do pesquisador Henrique Ennes (FGV EMAP) sobre “Introdução à Modelagem Matemática Aplicada ao Direito".

Nos últimos anos, a utilização de modelos estatísticos e de Machine Learning dentro do Direito deixou de ser restrita apenas ao campo da jurimetria, auxiliando, inclusive, no processo de tomada de decisões, o que torna tal conhecimento cada vez mais essencial dentro do campo.

O objetivo do curso é introduzir noções básicas de estatística e Machine Learning em problemas de classificação de documentos legais a alunos de graduação, pesquisadores e professores envolvidos em projetos na FGV. Nenhum conhecimento matemático a nível superior é esperado e habilidades básicas de programação em Python são recomendadas, mas não mandatórias para participação no curso.

Henrique Ennes é mestrando em Modelagem Matemática pela Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAP) e graduado em Matemática e Física pela Whitman College, Walla Walla (WA). Trabalhou como pesquisador em matemática física e em problemas teóricos e práticos de Machine Learning. esquisador do projeto de pesquisa do FGV Centre of Excelence on EU-South America Global Governance, “Regulação Global: um estudo empírico sobre a produção Normativa da Organização Mundial da Saúde e sua implementação no Brasil”. Atualmente, participa de projetos de pesquisa na FGV Rio em processamento de linguagens naturais aplicado a documentos legais e modelagem do impacto de eventos climáticos extremos nas redes de distribuição de energia elétrica. Possui interesse em estatística em dimensões altas e topologia diferencial aplicadas à ciência de dados.

De 5 de setembro a 7 de novembro, às quintas-feiras
Das 14h00 às 16h (Horário de Brasília)
FGV Direito Rio, Praia de Botafogo, 190

Clique aqui e acesse o cronograma das aulas.

Os interessados devem enviar e-mail para cejm.direitorio@fgv.br, por onde será realizada a inscrição no curso.

*Vagas limitadas

Alto contraste