09/07/2024

Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV Direito Rio participa da Summer School European Private Law da Universidade de Salzburg

A professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito Global (CPDG) e do Centro de Excelência Jean Monnet EU-Latin America Global Challenges (CEJM), co-financiado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus +, ministrou aula em mais uma edição do curso “Summer School European Private Law”, que ocorreu entre os dias 1º e 13 de julho, em Salzburg, na Áustria, organizado, anualmente, pela Academy for European Private Law em parceria com a University of Salzburg.

Na ocasião, a professora também participou de Workshop acerca dos sistemas jurídicos comparados, no qual apresentou trabalho sobre o papel do direito internacional privado no sistema jurídico brasileiro, juntamente com professores integrantes do curso.

O curso, com duração de duas semanas, aborda conceitos essenciais de cerca de 30 diferentes sistemas jurídicos e contou com a presença de mais de 50 professores de diferentes países e tradições jurídicas. O objetivo é preparar os participantes em matéria de direito comparado e direito internacional privado para um mercado cada vez mais globalizado e exigente.

A professora Paula Wojcikiewicz Almeida ministrou aula sobre "O Direito Internacional no Brasil", que tem como objetivo abordar temas de direito internacional privado e sua aplicação no Brasil, e participou de workshops de casos práticos em matéria de direito privado comparado.

A Summer School também contou com a participação das alunas da FGV Direito Rio: Milla Dibo, Giovana Haasis Fiuza Diz e Mariana Plácido de Oliveira.

O curso ocorre no centro histórico de Salzburg, no famoso Toskanatrakt, sede da universidade. Além do curso, a organização também incluiu no programa atividades sociais, como jantares e eventos externos. Na primeira noite da Summer School, os alunos foram recepcionados com um drinque de boas-vindas e jantar numa cervejaria renomada para que pudessem se conhecer e confraternizar com os professores.

Durante o período do curso, foi organizada uma viagem com a participação de professores e alunos para Viena. No encerramento do curso, haverá um evento noturno com a participação de alunos, professores e o reitor da University of Salzburg em uma das antigas cervejarias da cidade.

Ao final, os alunos aprovados receberão um certificado emitido pela Universidade de Salzburg e reconhecido pela Comissão Europeia.

Conforme afirma a professora Paula Wojcikiewicz Almeida “A imersão em um ambiente multicultural e a interação com professores renomados e estudantes de diversos países proporcionaram aos participantes uma experiência acadêmica enriquecedora e um contato direto com diferentes tradições jurídicas. O conhecimento adquirido e as conexões estabelecidas durante o curso certamente contribuirão para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado global”.

Alto contraste