Clínica do NPJ atende startup que aproxima mulheres para reduzir desconforto ao andarem sozinhas nas ruas

segunda-feira
25/11/2019

Em novembro de 2019, a Clínica LAJUNT (Laboratório de Assessoria Jurídica a Novas Tecnologias) do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio atendeu a Mana (https://www.instagram.com/siga.mana/), uma startup que tem como meta reduzir o desconforto das mulheres quando andam sozinhas nas ruas. A ideia do aplicativo Mana é indicar a proximidade entre mulheres que têm uma rota em comum, possibilitando a caminhada em conjunto. Assim, podem se conhecer, reduzem suas inseguranças e protegem umas às outras.

Mana é a história de uma das suas fundadoras, a Maira, e surge com a missão de “propagar a sororidade e motivar o bem estar e confiança entre as manas”. Para Maira, foi uma experiência de muito aprendizado e gratidão pelo trabalho realizado pela Clínica LAJUNT. Ela relembra os primeiros dias da Mana: “Lembro que logo nos primeiros dias da @siga.mana fui procurar sobre os aspectos legais de abrir uma empresa. Minha cabeça explodiu com a quantidade de coisas a resolver e termos a entender; eu me afoguei rapidamente. E, então, surgiu a oportunidade de participar da clínica LAJUNT na FGV Direito Rio – uma iniciativa da @nos8.startups. Foi uma experiência incrível com uma turma de futuros advogados maravilhosos. Todo o desespero das legalidades foi transformado numa verdadeira jornada de aprendizado. O que eles realizaram e me ensinaram em pouco mais de um mês é de um valor inestimável. A Mana se aproxima cada dia mais da realidade de atingir as ruas e impactar a vida das mulheres. Levamos no nosso produto a história de todas as pessoas que contribuem com o nosso crescimento e nossos ideais. À essa turma maravilhosa, toda minha gratidão.”

Para o professor Felipe Hanszmann, advogado Supervisor da Clínica LAJUNT, é uma grande satisfação entregar, junto com os alunos e alunas da FGV Direito Rio, as demandas da Mana, startup vencedora da última edição do Startup Weekend Women. O professor também comemora a marca de 16 startups atendidas nesses três anos de existência do LAJUNT.

Para o professor André Mendes, coordenador do NPJ, o trabalho inovador do LAJUNT se torna ainda mais relevante no caso do atendimento à Mana. “O engajamento de alunos e alunas com uma startup focada no empoderamento da mulher é enriquecedor para o processo formativo. E expressa a responsabilidade social do NPJ da FGV Direito Rio”.

O LAJUNT presta consultoria jurídica gratuita aos empreendedores iniciantes (startups) nas diversas fases da construção de um negócio, desde a concepção da ideia, definição do modelo, relação entre sócios, investidores e colaboradores, estruturação do projeto, proteção da propriedade intelectual, captação de recursos até o pleno funcionamento da empresa e geração de receita.

Galeria de Fotos: