Notícias

Conferência em francês sobre Direito e Literatura reúne especialistas na FGV Direito Rio

No dia 25 de março, a sede da FGV Direito Rio foi palco da conferência-debate "Droit et littérature: la sphère juridique internationale dans la littérature", promovida pelo Centro de Pesquisa em Direito Global (CPDG) e pelo Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM), cofinanciado pela União Europeia, ambos coordenados pela professora Paula W. Almeida. O evento foi realizado com o apoio do Office of International Affairs and Global Cooperation, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (PPGD). ambos da FGV Direito Rio, e do Programa FGV-Sorbonne.

A conferência teve como convidado especial o professor Jean-Marc Sorel, renomado professor de Direito Internacional da escola de direito da Sorbonne (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne) e presidente da Société Française pour le Droit International (SFDI). Durante sua exposição, o professor Sorel apresentou sua mais recente obra Les lectures du monde: La sphère juridique internationale dans la littérature, na qual analisa a interseção entre direito internacional e literatura. A partir de um extenso estudo de quase 1.000 romances de mais de 500 autores, ele abordou temas centrais das relações internacionais e do direito internacional, como diplomacia, fronteiras, colonização e direitos humanos.

A discussão foi aberta e moderada pela Professora Paula W. Almeida e pela Professora Charlotte Riom, professora adjunta e responsável pelo Programa FGV Sorbonne. A Professora Paula W. Almeida abordou temas fundamentais, como a colaboração entre o CPDG e o Institut de recherche en droit international et européen de la Sorbonne (IREDIES - Université Paris 1), onde o Professor Jean-Marc Sorel foi diretor e continua desenvolvendo suas pesquisas. Ela também discutiu o projeto de pesquisa atual do CPDG e sua relação com a interseção entre direito internacional e narrativas, além da dimensão pessoal do livro do Professor Sorel, que vai além das contribuições acadêmicas para oferecer uma perspectiva sensível e envolvente.

Por sua vez, a Professora Charlotte Riom tratou da ligação entre direito e literatura sob a ótica das artes, trazendo reflexões sobre a forma como essas disciplinas se entrelaçam. Suas perguntas instigantes ajudaram a construir um debate profundo e envolvente.

Além disso, o evento contou com a participação do Professor Tércio Sampaio Ferraz Junior, professor emérito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade de São Paulo (USP), como comentarista. Sua expertise trouxe uma contribuição valiosa à discussão, enriquecendo a análise da interação entre direito e literatura.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste