Notícias

15/03/2023

Conferência internacional debate cibersegurança e soberania digital

A FGV Direito Rio promoveu a conferência internacional “Cibersegurança e Soberania Digital”.

A FGV Direito Rio promoveu a conferência internacional “Cibersegurança e Soberania Digital”. O evento ocorreu no dia 9 de março, às 10h, de forma híbrida, na Sede FGV e foi transmitido pelo Canal da instituição no YouTube. Durante o evento foi lançado o paper, elaborado pelo CTS, sobre "Cibersegurança: uma visão sistêmica rumo a uma Proposta de Marco Regulatório para um Brasil Digitalmente soberano".

Com o crescimento dos ciberataques, tanto em número quanto em escala, a segurança cibernética se tornou uma preocupação geral para qualquer cidadão, empresa, administração pública e legislador. Ao mesmo tempo, as discussões sobre a segurança cibernética estão cada vez mais ligadas aos debates sobre a soberania digital, já que o objetivo fundamental de ambas (segurança cibernética e soberania digital) é garantir o controle e a proteção de dados e infraestruturas digitais.

Organizada pelo Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, a conferência reuniu reconhecidos especialistas e acadêmicos, reguladores e representantes dos setores público e privado, assim como atores da sociedade civil, para discutir problemas comuns e identificar soluções para o Brasil.

Entre os temas abordados estão “Cibersegurança e soberania digital”, “Cibersegurança e eleições”, “Segurança de dados e soberania de dados” e “Cibersegurança e cibercrime: agenda internacional criando prioridades nacionais”.

As discussões contaram com a participação de Luca Belli (coordenador do CTS da FGV Direito Rio); Estela Aranha (representante do Ministério da Justiça); Vanessa Coppetti Cravo (representante da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel); Nina da Hora (pesquisadora do CTS da FGV Direito Rio); Richard Mackenzie-Gray (pesquisador da Universidade de Oxford); Ian Brown (pesquisador do CTS da FGV Direito Rio); Yasmin Curzi e Erica Bakonyi (pesquisadoras do CTS da FGV Direito Rio).

Também integraram as mesas de discussões Wei Wang e Smriti Parsheera (pesquisadores do Projeto CyberBRICS); Flavia Lefevre (representante da Coalizão Direitos na Rede); Marcos Dantas (professor da UFRJ e representante do Comitê Gestor da Internet); Ekaterina Martinova (pesquisadora da Escola Superior de Economia de Moscou); Andrea Calderaro (professor do Instituto Universitário Europeu); Walter Britto Gaspar (pesquisador do CTS da FGV Direito Rio).

“A proteção da cibersegurança e promoção da soberania digital têm uma conexão intima e devem ser consideradas como prioridades para o Brasil, como qualquer outro País.  Precisamos urgentemente de uma visão sistêmica e de uma abordagem regulatória eficiente e efetiva para garantir a cibersegurança e fortalecer a soberania digital. Neste sentido queremos promover uma discussão capaz de facilitar a construção desta visão e abordagem que não somente é essencial ao nível nacional mas também para que o País volte a desempenhar um papel de liderança global sobre políticas digitais,” explica o coordenador do CTS da FGV Direito Rio, Luca Belli.

Clique aqui para assistir a parte da manhã do evento e aqui para assistir a parte da tarde.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.