A FGV DIREITO RIO e o Instituto Palavra Aberta realizam, na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, a conferência “25 anos da Constituição Brasileira: liberdade de expressão e democracia digital”. O evento acontece no auditório do 12º andar da Sede FGV, das 16h às 18h30.
Com o objetivo de comemorar os 25 anos da promulgação da Constituição Brasileira, a conferência contará com a presença do diretor da Escola, professor Joaquim Falcão, e da presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco. Eles farão a cerimônia de abertura. Em seguida, participam do debate o ex-ministro do STF e ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, o Deputado Alessandro Molon, o jornalista e político Fernando Gabeira e o professor da FGV DIREITO RIO Pablo Cerdeira. Os convidados discutirão o novo cenário da liberdade de expressão e da participação social, a partir do advento das mídias sociais e o seu papel no fortalecimento da democracia.
Segundo o professor Joaquim Falcão, democracia virtual é a democracia de uma nova geração, que se divide entre conectados e não conectados, com acesso a tecnologia e sem acesso a tecnologia, alfabetizados e não alfabetizados. “O engajamento político tende a acontecer sem os intermediários tradicionais ou, pelo menos, acrescidos aos intermediários tradicionais como partidos políticos. Isto amplia a discussão e participação de todos”, afirma.
A conferência conta com o apoio do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) e do projeto da FGV “O Brasil que queremos”. O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos@palavraaberta.org.br. Mais informações: (11) 3034-7295.
SERVIÇO:
Data: 30 de setembro
Horário: 16h às 18h30
Local: Auditório do 12º andar da Sede FGV - Praia de Botafogo, 190.