Notícias

Coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito Global apresenta projeto LATIN TALES na Alemanha

A Professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito Global e do Centro de Excelência Jean Monnet (cofinanciado pela União Europeia) da FGV Direito Rio, foi contemplada com uma bolsa de pós-doutorado para realizar suas pesquisas no Instituto Max Planck de Direito Público Comparado e Direito Internacional (MPIL) como pesquisadora visitante na cidade de Heidelberg, Alemanha.  Uma década após sua primeira estadia no MPIL em 2014, quando trabalhou no livro Latin America and the International Court of Justice: Contributions to International Law, em coautoria com o Prof. Jean-Marc Sorel (IREDIES - Paris 1 - Sorbonne), a professora Paula Almeida voltou ao instituto para trabalhar em seu projeto de pesquisa intitulado "LATIN TALES: Narrativas dos Estados Latino-Americanos perante Cortes e Tribunais Internacionais", conduzido no Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV Direito Rio.

Durante sua estadia, durante o mês de fevereiro, ela participou de discussões acadêmicas enriquecedoras e apresentou o trabalho "Narrativas y estrategias de América Latina ante los Tribunales Internacionales" no 317º Colóquio Ibero-Americano. Além disso, teve importantes trocas sobre pesquisas em andamento e as últimas tendências em Direito Internacional com destacados acadêmicos da área. A professora Paula W. Almeida foi recepcionada, em especial, pelo professor Dr. Armin von Bogdandy, diretor do MPIL, e pela pesquisadora Dra. Mariela Morales em um ambiente acadêmico vibrante.

O Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV Direito Rio celebra a parceria de pesquisa com o Instituto Max Planck, que foi fundado em 1924 e funciona desde 1949 em Heidelberg. O instituto tem como foco a pesquisa em Direito Internacional Público, Direito da União Europeia e Direito Constitucional comparado, além de oferecer assessoria a instituições alemãs, europeias e internacionais. O MPIL realiza, desde 2004, edições do Colóquio Ibero-Americano, que, por meio de um grupo interdisciplinar e com a participação de pesquisadores convidados, promove a produção científica latino-americana e a sua divulgação entre a comunidade científica da Alemanha e da União Europeia.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.