Em 21 de outubro, Lucas Vollers, pesquisador do Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV Direito Rio, apresentou a segunda fase do projeto de pesquisa LATIN TALES, em estadia de pesquisa no Institut de recherche en droit international et européen de la Sorbonne (IREDIES) da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, no âmbito do projeto “A Proteção de Interesses Comuns no Direito Internacional: Um Estudo sobre o Papel de Cortes, Tribunais e Organizações Internacionais”, financiado pelo CNPQ. A conferência, proferida em francês e moderada pelo Professor Patrick Jacob, detalhou o estudo em andamento sobre a participação dos Estados latino-americanos perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ).
Liderado pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida, que também é cooordenadora do Centro de Pesquisa em Direito Global e do Centro de Excelência Jean Monnet cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+, ambos da FGV Direito Rio, o projeto LATIN TALES ICJ examina especificamente as narrativas empregadas pelos Estados da América Latina em três procedimentos consultivos da CIJ que versam sobre interesses comunitários. Esta pesquisa interdisciplinar utiliza uma abordagem de métodos mistos (mixed-methods), combinando análise de corpus, análise do discurso e entrevistas semiestruturadas, para desvendar como os Estados articulam seus objetivos políticos com sua argumentação jurídica. Um objetivo principal é descobrir as convergências e divergências do discurso da região sobre interesses comunitários perante a Corte.
Agradecemos ao IREDIES por sediar este evento e por apoiar o projeto. O engajamento dos doutorandos da Universidade contribuirá para o desenvolvimento da pesquisa, que visa fornecer insights fundamentais sobre o direito internacional e a política jurídica exterior da América Latina. Os resultados desta pesquisa serão apresentados em publicações acadêmicas futuras.