Notícias

CPDG participa da PhD Summer School promovida pela Universidade de Copenhague

Entre os dias 16 e 20 de junho, a Professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito Global (CPDG) e do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM) da FGV Direito Rio, e o pesquisador do CPDG Vitor Furtado de Melo participaram da PhD Summer School, promovida pelo Centre of Excellence for International Courts (iCourts) e pelo Centre of Excellence for Global Mobility Law (Mobile), da Universidade de Copenhague.

O centro iCourts (Centre of Excellence for International Courts) é internacionalmente reconhecido por suas contribuições ao estudo dos tribunais internacionais e suas implicações jurídicas e políticas. Já o centro Mobile se dedica à investigação sobre mobilidade, direito e novas formas de regulação jurídica no mundo transnacional.

A programação do evento contou com aulas pela manhã voltadas a metodologias empíricas de pesquisa em direito, seguidas de reuniões à tarde em grupos de trabalho, nas quais os projetos de doutorado dos participantes foram debatidos em profundidade. A Professora Paula Almeida atuou como coordenadora de um dos grupos de trabalho, enquanto Vitor de Melo participou como aluno.

Durante os encontros, foram abordadas diversas estratégias metodológicas para a pesquisa empírica em direito, como métodos mistos, análise textual, etnografia e experimentos. As discussões ofereceram ferramentas valiosas para o aprofundamento da pesquisa sociojurídica com rigor e inovação.

O CPDG e o CEJM agradecem aos professores Mikael Rask Madsen, Zuzanna Godzimirska e Lucía Lopez Zurita pela acolhida e organização do evento. Foi uma honra fazer parte sessa experiência acadêmica internacional, marcada pelo diálogo interdisciplinar.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste