07/10/2022

CTS-FGV organiza primeira reunião com novos Visiting Professors

Ocorreu nesta sexta-feira (07/10) a reunião dos novos professores visitantes que irão trabalhar junto ao Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas nos próximos dois anos. O encontro contou com a abertura do professor e coordenador do CTS-FGV Luca Belli que convidou o professor e Diretor da FGV Direito Rio Sérgio Guerra a dar início ao evento. O Professor Guerra ressaltou a missão da Escola no sentido da promoção do desenvolvimento socioeconômico do país e salientou a importância das movimentações de internacionalização da Escola, atribuindo destaque aos projetos do CTS-FGV nesse sentido e teve suas palavras reafirmadas pelo Professor Antônio Porto.

A reunião contou com mais de 20 professores de diversas partes do mundo que irão trabalhar em conjunto com a equipe do CTS-FGV na produção de publicações, organização e participação em eventos e cursos sobre governança digital e regulação da tecnologia a serem ministrados de maneira colaborativa, dentre outros projetos. Um dos grandes objetivos do encontro foi o alinhamento de sinergias a fim de fomentar as possibilidades de parceria entre os convidados. Algumas das áreas de interesse mais citadas foram os estudos relativos à segurança cibernética, a proteção de dados e Inteligência Artificial, bem como a Transformação Digital, vide reconhecimento facial e a coleta de outras biometrias, temas sobre os quais se mostra necessário o desenvolvimento de pesquisas voltadas aos interesses do Sul Global, objetivo do projeto cyberBRICS. Luca Belli moderou o debate destacando que a formação multidisciplinar dos professores presentes é um ativo extremamente valioso a ser explorado nas contribuições dos próximos dois anos. Muitos professores visitantes estarão presentes no Rio no ano acadêmico 2023, particularmente para participar da próxima edição da CPDP LatAm que ocorre em julho 2023. O evento se mostrou uma produtiva oportunidade para a troca de contatos e mapeamento de interesses para a produção de projetos futuros, bem como a valorização de parcerias já em andamento.

Alto contraste