Notícias

13/09/2022

CTS recebe Ioannis Kokkoris, professor titular da escola de direito e diretor do Centre for Commercial Studies da universidade de Queen Mary, para evento de lançamento de livro sobre Aplicação do Direito da Concorrência

O Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, em parceria com o Programa de Pós-graduação Strico Sensu, realizou, no dia 2 de setembro, o lançamento do livro “Research Handbook on the Law and Economics of Compet

O Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, em parceria com o Programa de Pós-graduação Strico Sensu, realizou, no dia 2 de setembro, o lançamento do livro “Research Handbook on the Law and Economics of Competition Enforcement”, publicado por Edward Elgar.

Em face dos desafios que surgiram com o crescimento digital e interconectado da economia, o livro identifica as tendências emergentes na Aplicação do Direito da Concorrência e investiga como essas mudanças impactam a abordagem das autoridades do Direito da Concorrência e o comportamento das instituições num ambiente regulatório em constante evolução. 

O evento contou com a participação do Prof. Ioannis Kokkoris, autor e organizador de um capítulo do livro; dos professores da FGV Direito Rio, Nicolo Zingales, Patrícia Sampaio e Carlos Ragazzo; e de Eduardo Pontual Ribeiro, professor da UFRJ.

Nicolo Zingales, autor de um dos capítulos do livro, explica que a obra traz perspectivas de especialistas da área, em várias jurisdições, sobre temas controversos que assumiram uma relevância ainda maior com o crescimento da economia digital. “Cita-se, por exemplo, o papel dos dados na concorrência, as ‘aquisições matadoras’, as participações cruzadas, os desafios à sustentabilidade e à segurança pública, e o questionamento sobre os objetivos do direito antitruste e sua aplicação em mercados digitais. Foi uma honra receber o professor Kokkoris junto com os ilustres colegas, e debater com eles meu capitulo sobre os espaços colaborativos de dados. Trata-se de uma inovação que está sendo desenvolvida na União Europeia para facilitar o crescimento da economia de dados local e que pode ser uma interessante fonte de inspiração no debate sobre a regulação da inteligência artificial no Brasil“, comenta o professor.

A obra está disponível neste site.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.