Curso visará capacitar 120 jovens líderes em comunidades carentes

quarta-feira
08/06/2011

Curso visará capacitar 120 jovens líderes em comunidades carentes

No próximo sábado, 11 de junho, terá início o primeiro curso de Direito do Consumidor para jovens líderes da comunidade de Manguinhos. Serão capacitados 120 jovens com idade entre 15 e 24 anos. O curso é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, através do PROCON-RJ, a FGV DIREITO RIO - Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas – e o Ministério da Justiça através PRONASI. O curso terá duração de 21 horas/aula e 39 horas de estágio prático de atendimento ao público, no PROCON-RJ.

“Identificamos que o Direito do Consumidor, muitas vezes, é a porta de entrada das pessoas ao sistema jurídico. Ao requerer seus direitos, o consumidor exerce a sua cidadania. Buscamos desta forma, ampliar e fortalecer o espaço público nas comunidades", afirma o professor de Direito do Consumidor, Ricardo Morishita Wada.

"As lideranças atuam como multiplicadores do conhecimento. Para o pleno exercício do Direito é preciso conhecê-lo”.

A metodologia de ensino é inovadora e consiste em três etapas: aulas teóricas, ação prática e interação na comunidade. Os jovens terão aulas de direitos básicos do consumidor; saúde e segurança; reparação de danos; comércio eletrônico e interação via Internet. O programa foi validado junto à comunidade. O trabalho prático dos jovens consistirá na criação de comunidades no ORKUT, onde os participantes poderão interagir sobre as relações de consumo  dentro da sua própria realidade.

Leia mais notícias: