O dia 2 de junho de 2025 marcou o início oficial do Programa Evolua, iniciativa fruto do acordo de cooperação técnica entre a FGV Direito Rio e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bem como do acordo de cooperação firmado com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) para a realização de atividades de pesquisa.
A parceria tem como propósito fomentar estudos empíricos de alta qualidade sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais no Brasil.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da CVM, João Pedro Nascimento, além de Bruno Luna (Chefe da Assessoria de Análise Econômica, Gestão de Riscos e Integridade) e cuja superintendência estará à frente do Projeto Evolua no âmbito da CVM. Também participaram, por parte da CVM, Marcus Peixoto, Leopoldo Antunes Maciel Filho, Pedro Wohlcke Thiengo, Egmon Henrique de Oliveira Costa e Victor Rondon de Paula Moura.
Representando a FGV Direito Rio, estiveram presentes Isabel Veloso, professora de Direito da Concorrência, Valuation e Metodologia de Pesquisa, e Paula Duarte, coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados de Regulação do Sistema Financeiro Nacional (NEASF). Ambas exercerão a função de coordenadoras acadêmicas do projeto, com a missão de orientar os pesquisadores quanto à metodologia e ao rigor científico dos estudos a serem desenvolvidos. Caberá ao Prof. Péricles Gonçalves Filho a função de coordenador executivo do projeto, organizando a gestão estratégica e a difusão.
Nesta primeira edição do programa, dez alunos da FGV Direito Rio foram selecionados, por meio de processo altamente competitivo, para bolsas de pesquisa com duração de até doze meses, distribuídas em três níveis:
Doutorado: Cristiane Carneiro, Layla McClaskey e Luiz Loques;
Mestrado: Caio Romio, Júlia Palmier e Maria Clara Fernandes;
Graduação: Ana Luísa Teixeira, Eduarda Cosaquiviti, Marcio Fellipe Ferreira e Sofia Daudt.
A FGV Direito Rio agradece à Anbima e à CVM pela confiança e pelo apoio institucional, e deseja a todos os envolvidos uma jornada de pesquisa produtiva e inspiradora, com impactos concretos para o aprimoramento da regulação econômica no país