Dez empresas controlam 70% das compras do brasileiro nos supermercados

quarta-feira
13/07/2011

Dez empresas controlam 70% das compras do brasileiro nos supermercados

O que se espera do Ministério Público?

Em artigo escrito em O GLOBO, Joaquim Falcão, Diretor da FGV DIREITO RIO, comenta os números divulgados pelo jornal apontando o controle que apenas dez empresas exercem em 70% das compras do brasileiro nos supermercados. Esses números tendem a aumentar com a fusão de Sadia com Perdigão e Pão de Açúcar com Carrefour. Segundo o professor, é necessário que órgãos como o Cade e o Ministério Público estabeleçam limites, defendam a livre concorrência e o consumidor.

Falcão cita a Constituição afirmando que a função do Ministério Público é “a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais” e que, por isso, muitos receberam com surpresa as declarações do sub procurador geral Antonio Fonseca defendendo a aprovação da fusão.

"Quem opina e faz política industrial e de exportação é o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, onde não atua o Ministério Público" afirma o professor.

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