15/06/2022

Direito dos Seguros é tema de disciplina do curso de graduação da FGV Direito Rio

Neste semestre, a graduação da FGV Direito Rio contou com a matéria eletiva “Direito dos Seguros na Contemporaneidade”, proferida pelos professores convidados Ilan Goldberg e Thiago Junqueira. O setor de seguros tem uma importância central na economia brasileira e carece de novos profissionais especializados.

O programa da matéria incluiu os seguintes temas: Sistema Nacional de Seguros Privados, Parte Geral dos Contratos de Seguro, Seguro de Danos, Seguro de Pessoas, Seguro de Responsabilidade Civil dos Administradores, Seguro Cibernético, Resseguro e Cosseguro, Aplicação de novas tecnologias aos contratos de seguro, Insurtechs, Open Insurance, Sandbox Regulatório e Legal design aplicada ao setor de seguros.

Como forma de avaliação, os alunos tiveram que fazer em dupla um artigo sobre um tema do Direito dos Seguros. O melhor trabalho será publicado na Coluna “Seguros Contemporâneos”, da Conjur, que é coordenada pelos professores.

Na foto, consta o registro da última aula da matéria, que foi dada pela Professora Maria Inês de Oliveira Martins, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O tema da aula foi “Seguro e responsabilidade civil: distinção, similitudes, e as virtualidades do mecanismo segurador”.

Ilan e Thiago, que são sócios do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, também coordenaram recentemente o curso de extensão “Direto dos Seguros no Século XXI” na FGV Direito Rio.