A equipe de 2016 da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito Rio) participou mais uma vez da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos promovido pela American University, em Washington DC. Tendo como treinadoras Anna Cecília, aluna do 7º período, e Ana Cláudia, ex-aluna da FGV DIREITO RIO, e como oradores Bruna Brilhante e Vinicius Reis, alunos do 7º período, o esforço desse time resultou no prêmio de melhor oradora das vítimas em português para Bruna.
“Não poderia estar mais realizada do que estou por ter participado da competição. Ganhar o prêmio foi muito recompensador após meses de dedicação, mas o mais enriquecedor foi ter conhecido pessoas de tantos países, culturas diferentes e, com elas, aprender sobre temas de extrema relevância no cenário internacional de direitos humanos”, afirma Bruna Brilhante.
“Ambos os oradores merecem esse prêmio. O esforço e a dedicação deles, sem dúvida, fez com que eu me empenhasse ainda mais para auxiliá-los nessa trajetória. No final das contas, todo o trabalho valeu muito a pena”, destaca a coach Anna Cecília.
A competição acontece há mais de 20 anos e, nesta edição, reuniu mais de cem equipes de todas as partes do mundo. Trata-se de uma simulação de julgamento perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos a partir de um caso fictício desenvolvido por pessoas de destaque da área.
Anna Cecília, que no ano passado representou a FGV Direito Rio como oradora e esse ano se dedicou ao trabalho de coach, destaca a importância da competição para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos: “É muito importante para o aluno de direito que se identifica com temas de direitos humanos participar desde o início de atividades ligadas a esse tipo de competição. Ser pesquisador, observador, orador e coach são passos relevantes para a construção de um resultado de excelência.”