Equipe da FGV Direito Rio é premiada na Comparative Law in Action, competição de direito comparado e tecnologia

quarta-feira
14/04/2021

Equipe da FGV Direito Rio é premiada na Comparative Law in Action

A equipe da FGV Direito Rio recebeu o prêmio de melhor memorando na Comparative Law in Action, primeira competição universitária que combina direito comparado e tecnologia, organizada pela IE University. A equipe da Escola foi a única não-europeia da competição.

"Foi um desafio ser parte da única equipe não-europeia, representar o sul global, num debate tão importante, que é o debate da desinformação e da sua influência nos processos democráticos", comenta o aluno Raphael Santana.

Com supervisão de Bruna Diniz Franqueira, participaram da elaboração as alunas da Graduação Ana Luísa Gouveia e Amanda Pretillo, e o aluno do Mestrado Raphael Santana.

Esta foi a primeira competição internacional de Amanda Petrillo, aluna do 7º período da graduação. "Foi uma experiência incrível, eu aprendi muito, eu evoluí muito tanto academicamente quanto profissionalmente. A nossa rotina de estudos, de preparação, foi muito intensa."

Os preparativos para a competição começaram em janeiro, com uma Atividade Complementar Internacional que discutiu os principais temas abordados e selecionou os estudantes para o time que representou a Escola.

A apresentação do relatório final foi realizada no dia 10 de abril de 2021, em evento organizado pela IE University. A competição apresentava um caso em que campanhas de desinformação e teorias da conspiração difundidas por redes sociais levavam a uma crise de legitimidade democrática em um país fictício, chamado Lalaland.

"Foi uma experiência incrível, com certeza vai mudar minha carreira, porque eu pude ter o privilégio de ver aquilo que eu estudo na academia, que eu quero dedicar minha pesquisa acadêmica, que são esses processos de desinformação e a moderação de conteúdo online na prática. Criar soluções práticas para esse processo foi um grande privilégio", afirma Raphael.

Para a Ana Luísa Gouveia, a competição foi uma oportunidade de aprender sobre diversos temas. "Foi uma experiência muito enriquecedora, a gente aprendeu muito sobre Direito Comparado, sobre Direito Eleitoral, sobre proteção de dados, até sobre expatriados. Foi uma pesquisa que envolveu várias coisas."

A equipe contou com o apoio dos escritórios Lima & Feigelson Advogados; Tauil & Chequer Advogados; e Chalfin, Goldberg, Vainboim Advogados Associados.

Galeria de Fotos:

Equipe da FGV Direito Rio é premiada na Comparative Law in Action