Notícias

Estudo sobre tributação de modelos extrativos de dados recebe menção especial em prêmio internacional

Pesquisa reconhecida no Prêmio en Economía Digital para el Desarrollo 2025 destaca o papel da tributação e proteção de dados para o fortalecimento da soberania digital na América Latina

O estudo “Proteção de dados, tributação de dados e equidade de dados: equilíbrio entre valores, riscos e obrigações” recebeu menção especial no Prêmio en Economía Digital para el Desarrollo 2025, promovido pela organização Civic Compass em parceria com o Mercado Libre.

Desenvolvida pelos professores da FGV Direito Rio, Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV), Gustavo Schneider Fossati e Nicolo Zingales, e pela pesquisadora Layla McClaskey, a pesquisa foi reconhecida por sua contribuição ao debate sobre os desafios da economia digital e o futuro da regulação de dados na América Latina.

O trabalho propõe uma análise integrada sobre proteção, tributação e equidade de dados, abordando como esses elementos podem fomentar justiça social, soberania digital e desenvolvimento sustentável. Segundo os autores, compreender a tributação de dados como um pilar estratégico da soberania digital é essencial para que os países latino-americanos avancem em políticas públicas voltadas a alavancar o direito tributário como ferramenta para promover modelos de negócios que respeitem a proteção de dados pessoais, enquanto se estimula o desenvolvimento local de tecnologias baseadas em processamentos de dados.

Uma versão preliminar da pesquisa foi apresentada durante a conferência internacional CPDP Latam 2025, onde recebeu contribuições de especialistas que enriqueceram a versão final do estudo.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste