Notícias

29/11/2022

Evento marca lançamento do blog do Centro de Excelência Jean Monnet EU-South America Global Governance

No dia 22 de novembro, a FGV Direito Rio sediou o evento de lançamento do Blog do Centro de Excelência Jean Monnet EU-South America Global Governance financiado pela União Europeia (UE) no âmbito do programa Erasmus+.

No dia 22 de novembro, a FGV Direito Rio sediou o evento de lançamento do Blog do Centro de Excelência Jean Monnet EU-South America Global Governance financiado pela União Europeia (UE) no âmbito do programa Erasmus+. O evento foi organizado pela equipe da graduação da FGV Direito Rio, em especial pela coordenadora do projeto Field Project da Direito Rio, Cristina Nacif Alves.

Na ocasião, a Profa. Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Excelência, e a pesquisadora Giulia Romay, coordenadora da atividade de Field Project do Blog do Centro, conduziram uma mesa redonda em que os alunos de graduação da FGV Direito Rio apresentaram os temas de seus artigos de blog, relacionados às três áreas de pesquisa do Centro de Excelência Jean Monnet: Regulação Global, Litigância Global e Direitos Humanos e Democracia.

Os temas apresentados incluíram: desafios domésticos para a governança da UE (Leonardo Chammas), direitos migratórios no conflito Rússia-Ucrânia (Arthur Leite), ADRs e o papel da Mediação do Estado (Maria Beatriz Campos), Litigância Climática no contexto brasileiro (Theo Schwarz), a influência das doutrinas jurídicas perante a Corte Internacional de Justiça (Joyce Mayrinck) e as particularidades do caso Gâmbia v Mianmar perante a CIJ (Hassan Almawy). 

O Centro propõe uma análise comparativa dos mecanismos de Governança Global da UE e da América do Sul, garantindo maior visibilidade a esse campo de estudo tanto no âmbito nacional quanto internacional. O projeto, que reúne os principais especialistas das Ciências Humanas e Sociais de diversos países, fornece uma plataforma de cooperação, intercâmbio intelectual e facilitação entre os acadêmicos participantes.

Desde 2019, a EU-South American School on Global Governance, uma das principais atividades de ensino promovidas pelo Centro, já ofereceu mais de 80 palestras para mais de 350 alunos matriculados. O número de inscrições tem aumentado substancialmente ao longo dos anos, sobretudo desde o segundo semestre de 2020. Com apenas 60 vagas disponíveis, o Centro continua recebendo mais de mil inscrições por semestre provenientes de todos os estados da federação e de cidadãos de outros países. 

Os artigos de autoria dos alunos participantes do Field Project e outros projetos desenvolvidos pelo Centro de Excelência podem ser encontrados no próprio Blog e no Instagram e Twitter do Centro. 

“Agradecemos a equipe de graduação da FGV Direito Rio, em especial, Cristina Nacif Alves, Marília Araújo e Rodrigo Vianna, coordenador de relações internacionais, pela oportunidade de desenvolvermos o Blog como um espaço de produção acadêmica e de participação ativa e qualificada dos alunos da FGV Direito Rio, que muito enriquecerão as iniciativas do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV”, afirma a Profa. Paula Almeida.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.