Fernanda Abreu, aluna da FGV Direito Rio, integra equipe 2ª colocada no Desafio de Dados (Datathon)

quarta-feira
09/09/2020

A aluna da FGV Direito Rio, Fernanda Abreu, foi uma das participantes da equipe "Pirates.PY", formada também por Rafael Kovashikawa, Diogo Wolff, Antonio Tabajara, alunos do EPGE. A equipe conseguiu o 2º lugar no Desafio de Dados (Datathon), uma iniciativa da FGV EESP para fomentar estudos e atividades envolvendo criptomoedas e promover a integração de alunos de graduação de todo o Brasil. A FGV faz parte de um seleto grupo de universidades no mundo que são parceiras da Ripple no University Blockchain Research Initiative (UBRI). No desafio, cada equipe teve 1 semana para desenvolver uma solução para algum problema relevante relacionado ao tema de criptomoedas.

O projeto do grupo de alunos da FGV tinha como objetivo construir um algoritmo de compra e venda de bitcoins que superasse o mercado e montar um dashboard interativo com os resultados. Para construir o algoritmo, foi aplicada uma estratégia que consistia em observar as médias móveis do bitcoin para determinar os momentos de compra e venda. Além disso, para dosar a quantidade de bitcoin em cada operação de compra ou venda, foi utilizada uma técnica de quantificação de sentimentos em uma base de notícias de mercado de criptomoedas.

Para Fernanda, o desafio foi uma oportunidade para aprender com os colegas de economia e colocar em prática um pouco do que aprendeu sobre python na graduação. "Apesar de o desafio ter contado com participantes de vários  cursos como ciência da computação e afins, tenho certeza que nossa boa colocação se deu bastante por conta da diversidade de olhares no grupo", conta.

Galeria de Fotos: