Inovação será marca da FGV DIREITO RIO na Conferência Nacional dos Advogados

terça-feira
14/10/2014

Inovação será marca da FGV DIREITO RIO na Conferência Nacional dos Advogados

FGV DIREITO RIO: Debates e lançamento de livros na Conferência Nacional dos Advogados

A XXII Conferência Nacional dos Advogados, o maior evento jurídico da América Latina, será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de outubro de 2014. Cerca de 15 mil participantes se reunirão para assistir a mais de 250 palestrantes, 40 painéis, conferências magnas, eventos especiais, bate-papos culturais, feira jurídica e shows. A FGV DIREITO RIO terá um stand próprio no evento, onde serão realizados debates sobre os principais temas em discussão sobre o Direito e o futuro do país, lançamentos de livros e exposição das principais publicações da Escola.

Os professores Joaquim Falcão e Diego Werneck Arguelhes serão expositores do terceiro painel da conferência, que fará um amplo debate, com participação do Ministro Gilmar Mendes, sobre o “Supremo Tribunal Federal: análise e perspectivas”. O diretor da FGV DIREITO RIO vai abordar dados do Projeto Supremo em Números, que teve origem na convergência entre a produção empírica de conhecimento jurídico e a aplicação de tecnologias de computação para melhor compreender informações em larga escala. Já o pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) vai fazer uma abordagem crítica do processo de escolha de ministros do STF.

O Coordenador da Graduação, professor Thiago Bottino, por sua vez, apresentará sua análise das estatísticas de julgados nos Tribunais Superiores no painel que terá como temática o “Acesso aos Tribunais Superiores”. Já o professor Gustavo Schmidt fala, no debate sobre “Advocacia Globalizada no Brasil”, sobre o legado da Copa do Mundo e as perspectivas para os Jogos Olímpicos de 2016.

Em cada dia do evento, a FGV DIREITO RIO terá uma programação diferenciada em seu stand. No dia 20, será lançado o “III Relatório Supremo em Números – O Supremo e o Tempo”. Os autores da publicação, Ivar A. Hartmann e Joaquim Falcão, além do pesquisador Daniel Chada, estarão presentes para um bate-papo e sessão de autógrafos com os leitores. No mesmo dia, o professor Gabriel Lacerda fala sobre o livro “Nazismo, Cinema e Direito”. O Coordenador do Centro de Pesquisas em Direito e Economia, Antônio José Maristrello Porto, apresenta a obra Direito e Economia em Dois Mundos e o Coordenador Geral do FGV Law Program, Rafael Almeida, fala sobre a obra Tribunais Multiportas.

No segundo dia da conferência, que este ano tem como tema “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”, erá marcado pelo pré-lançamento de um livro que tem tudo a ver com o tema desta conferência. Às 18h, o pesquisador Eduardo Magrani autografa sua mais nova publicação: Democracia Conectada. O dia 21 de outubro também contará com a participação do Coordenador da Graduação, Thiago Bottino, falando sobre o livro Direito Penal e Economia. Já o Coordenador do Centro de Justiça e Sociedade, Daniel Vargas, fala sobre o nono volume da série Cadernos FGV DIREITO RIO, recém-lançado que debate a globalização do ensino jurídico.

Para o dia 22 de outubro, a FGV DIREITO RIO abre espaço para a produção de seus alunos de graduação, com o lançamento da Revista Ágora. Waldo Ramalho, Ana Arruti, Pedro Costa e Yasmin Curzi, autores da publicação, vão realizar um debate sobre a iniciativa.  O dia ainda vai contar com bate-papo e sessão de autógrafos com os autores dos livros “A Construção Jursiprudencial da Recuperação Judicial de Empresas” (Cássio Cavalli), “As ideias também importam” (Melina Lukic) e “Como tornar-se Juiz” (Fernando Fontainha).

Para o último dia da Conferência, a FGV DIREITO RIO realiza mais um pré-lançamento. Às 11h30, a professora Paula Almeida autografa a publicação "Direito das Organizações Internacionais", uma obra completa sobre a atuação da Organização das Nações Unidas e outras importantes organizações internacionais.

A Conferência

Desde a sua primeira edição, em 1958, a Conferência Nacional dos Advogados tornou-se referência não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade civil e as instituições políticas do Estado. Nela, são debatidos temas vitais ao interesse público, com o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos.

Toda a programação da XXII Conferência Nacional dos Advogados tem lugar no Pavilhão 4 do centro de convenções Riocentro, que reunirá os maiores nomes do direito e de outras áreas no mais importante fórum de debates da advocacia e da sociedade. A abertura ficará por conta de Marcus Vinicius Furtado Coêlho (Presidente Nacional da OAB); Ricardo Lewandowski (Presidente do Supremo Tribunal Federal); Michel Temer (Vice-Presidente da República); José Eduardo Cardozo (Ministro da Justiça); Felipe Santa Cruz (Presidente da OAB/RJ) e Luís Cláudio da Silva Chaves (Presidente da OAB/MG. Coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais).

Durante os quatro dias do evento, serão debatidos temas que guiarão a conduta da OAB pelos próximos anos.

XXII Conferência Nacional dos Advogados

• De 20 a 23 de outubro de 2014