FGV Direito Rio é a 1º colocada no Rio de Janeiro e 3º colocada no Brasil no XXVIII exame da OAB

segunda-feira
29/07/2019

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO RIO) alcançou o 3º lugar no Brasil e o 1º lugar no Rio de Janeiro, entre todas as instituições públicas e privadas, no XXVIII Exame de Ordem, realizado entre março e junho de 2019. De acordo com documento divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a FGV DIREITO RIO também é a instituição privada com maior índice de aprovação do país, considerando cursos que tiveram ao menos 10 candidatos presentes ao Exame.

Dos 48 alunos da Escola que prestaram o Exame, 40 obtiveram êxito, o que representa um índice de aproveitamento de 83,33%. Trata-se do segundo maior percentual da história da FGV DIREITO RIO em um Exame de Ordem. O maior percentual atingido foi no XXV Exame, realizado entre março e julho de 2018, no qual a Escola obteve 87,50% de aprovação, ocasião em que ficou em 1º lugar no país entre todas as instituições públicas e privadas. A constância de ótimos resultados não é recente. Em 2017, com 82,35% de aprovação, a FGV DIREITO RIO alcançava o 5º lugar no Brasil e o 1º lugar no Rio de Janeiro, entre todas as instituições públicas e privadas, no XXII Exame. E em 2016, com 72,73% de aproveitamento, obtinha o 2º lugar no Brasil e o 1º lugar no Rio de Janeiro, entre todas as instituições públicas e privadas, no XIX Exame.

De acordo com o professor Thiago Bottino, coordenador de graduação da FGV DIREITO RIO, poucas faculdades tem desempenhos tão constantes no Exame. “Além da qualidade em ensino, pesquisa e gestão, os frequentes índices positivos de desempenho nos Exames da OAB consolidam a Escola como referência no Brasil”. Para o professor André Mendes, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, a série histórica de resultados expressivos mostra a consistência do trabalho realizado pela Escola, incluindo alunos, professores e funcionários. “É um trabalho contínuo. Os sucessivos resultados de ponta dos nossos alunos e alunas no Exame de Ordem demonstram que o projeto pedagógico inovador da FGV DIREITO RIO também permite ótima performance em avaliações tradicionais”, destacou.

O XXVIII Exame contou com 134.791 candidatos presentes e 32.335 aprovados, perfazendo um percentual de 24% (23,98%) de aprovação. Um total de 1.424 cursos de Direito submeteram candidatos ao Exame. As duas primeiras colocadas foram a Universidade de São Paulo - USP, de Ribeirão Preto, com 87,50% de aprovação, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, em Franca/SP, com 84,04% de aprovação.

Parabéns a todas e a todos os aprovados!

1.       Ana Carolina Figueiredo Waddington
  2.       Beatriz Helena Cotarelli Balzan