Notícias

03/05/2022

FGV Direito Rio lança a Bolsa FGV Direito Rio de Diversidade e Inclusão, destinada a jovens negras e negros

No ano em que celebra seus 20 anos, a FGV Direito Rio lança a Bolsa FGV Direito Rio de Diversidade e Inclusão, destinada a jovens negras e negros, que contemplará o financiamento de mensalidades durante os 5 anos de Graduação na Escola. A iniciativa faz parte de um amplo Projeto da FGV Direito Rio que tem o objetivo de institucionalizar uma política que garanta à sua comunidade, em diversos níveis de ações, um ambiente acadêmico cada vez mais diverso e plural.   
 
A Bolsa, sob a curadoria do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio e em parceria com escritórios de advocacia, empresas e instituições estratégicas, tem como Patronesse a importante figura de Esperança Garcia, uma mulher negra e escravizada brasileira, considerada a primeira mulher advogada do Piauí. Em 1770, escreveu uma carta ao então presidente da Província, onde denunciava os maus-tratos e abusos físicos contra ela, seu filho e outras pessoas escravizadas. Essa carta é considerada a primeira petição escrita por uma mulher na história do Piauí, e hoje é reconhecida como uma precursora da advocacia no Brasil.  
  
“Esperança Garcia é símbolo da luta das pessoas negras por direitos. Essa bolsa é a demonstração da importância da valorização da diversidade e da inclusão para a FGV Direito Rio da concretização de seus valores e de sua missão, de transformação institucional e social. Aqui, a ação é voltada para o corpo discente, mas toda a comunidade se beneficia. E isso só foi possível por meio da cooperação de vários segmentos: o Amplia, iniciativa dos nossos alunos de graduação, também foi fundamental para tornar isso possível”, avalia a Profa. Ligia Fabris, coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio. 
 
Nesta primeira edição da Bolsa, o Programa conta com a parceria do Escritório Tauil & Chequer Advogados para o financiamento dos estudos do aluno Nathan Abade Diniz Filoxeno, oriundo do Colégio Pedro II e ex-aluno do pré-vestibular social Amplia, iniciativa de discentes voluntários da Fundação Getulio Vargas. 

“Desde que eu conheci a FGV, no meu primeiro ano de Ensino Médio, eu me apaixonei. Me dediquei muito pela Faculdade, passei dois anos no Amplia FGV, participei do Dia FGV, fui a palestras e webinars. Conquistar a bolsa depois de passar por dois anos de pandemia, em Colégio Público, é algo surreal. Eu conquistei um sonho que não era só meu, que também é da minha família. Não tem sentimento maior do que a felicidade e gratidão por ter conquistado a bolsa. Desde os meus 12 anos de idade, eu tenho o sonho e o objetivo de estudar Direito. Sempre busquei a melhor instituição, que me preparasse melhor e me agregasse mais. Quando eu conheci a FGV, vi que essa era a instituição que eu buscava, que eu sempre sonhei, com os melhores professores, networking, metodologia de ensino que prepara para a vida profissional, com grandes parcerias com instituições internacionais, empresas e escritórios, além da relevância no âmbito acadêmico e profissional.”, conta Nathan. 

 
Programa de Diversidade e Inclusão 

Criado na FGV Direito Rio em outubro de 2018, o Programa de Diversidade e Inclusão consiste em uma iniciativa para promoção do debate sobre a Diversidade e a Inclusão no ambiente profissional e acadêmico da instituição, buscando contribuir para o avanço dessa pauta na sociedade. 
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste