19/07/2022

FGV Direito Rio lança novo curso de extensão “Diploma em Direito” e abre inscrições para turmas de pós-graduação em 2022.2

A FGV Direito Rio recebe inscrições para dois cursos livres inéditos: “Diploma em Direito e Compliance” e “Diploma em Direito e Agenda ESG”, de média duração, com carga horária de 120 horas cada e aulas mediadas por tecnologia em tempo real.

O formato “Diploma em Direito” se apresenta como uma modalidade intermediária entre LLM (pós-graduação tradicional) e cursos CEC (cursos de extensão curtos) e oferece oficinas de experimentação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, que resultarão no desenvolvimento por equipes de um projeto final a ser apresentado, a uma banca examinadora da FGV Direito Rio.

O certificado “Diploma em Direito e Agenda ESG” abrange o estudo de temas importantes da dinâmica corporativa, ambiental, regulatória e social, como “Direito e Desenvolvimento Agenda ESG”, “Diversidade nas Organizações e Responsabilidade Social”, “Dinâmica Ambiental e ESG na prática empresarial” e “A importância da Governança Corporativa e seus desvios”. A Construção da Matriz de Materialidades, a formatação de Estudos de Impacto Regulatório, a criação de Políticas Públicas de Desenvolvimento e a simulação de reunião do Conselho de Administração serão temas objeto da oficina neste curso.

Já o certificado “Diploma em Direito e Compliance” compreende o estudo de temas importantes da dinâmica do compliance, como “Combate à Corrupção no Direito Estrangeiro e no Direito Penal Brasileiro”, “Ética & Compliance”, “Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013) Programas de Compliance” e “Oficina de Compliance”. A formação engloba ainda a realização de uma oficina prática que terá por foco a modelagem de riscos para implementação de um de programa de integridade.

As aulas de ambos os cursos acontecerão às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h, de modo virtual, ao vivo. Ao final do curso haverá uma apresentação do Projeto final a uma banca examinadora da FGV Direito Rio, em um encontro híbrido – on-line e presencial, na sede da FGV, no Rio de Janeiro.

“Além de propiciar o exame de temas relevantes do Compliance e da Agenda ESG, por meio de uma abordagem sistêmica e atual, estes novos cursos livres ‘Diplomas em Direito’ oferecem as oficinas como espaços de diálogos colaborativos e de experimentação prática, que auxiliam discentes a elaborar em grupos seu projeto final de curso, a ser defendido perante uma banca examinadora da FGV. Este percurso propicia ainda que desenvolvam novas habilidades, competências e valores para o seu aprimoramento profissional”, explica o professor Rafael Almeida, coordenador da Pós-graduação Lato Sensu, da FGV Direito Rio.

Ainda para ingresso em 2022.2, também estão abertas as inscrições para os LL.M. em Direito Civil e Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Criminal e Contemporâneo, Direito da Infraestrutura e da Regulação e Direito Tributário. Os programas dos cursos de pós-graduação oferecem flexibilidade, com aulas presenciais e atividades mediadas por tecnologia em tempo real.

O LL.M. em Direito Civil e Processual Civil tem como objetivo examinar as dinâmicas decisória judicial e suas consequências e a contratual por meio de abordagem contemporânea e atual, analisar as modalidades de tutela executiva e suas repercussões, e as opções de meios diversos para resolução de casos práticos.

Já o LL.M. em Direito Empresarial busca desenvolver, a partir de um enfoque interdisciplinar, habilidades específicas que capacitem nossos discentes a atuarem na gestão jurídica de questões empresariais.

Com o objetivo de aprofundar aspectos teóricos e práticos do Direito Criminal na atualidade, o LL.M. em Direito Criminal Contemporâneo propicia aos nossos discentes complementar, atualizar e incorporar novas competências e habilidades para refinar sua atuação profissional no âmbito do Direito Penal, do Processo Penal, da Criminologia e dos Crimes econômicos.

No LL.M. em Direito da Infraestrutura e da Regulação, busca-se por meio deste programa oferecer perspectiva crítica e atual da regulação brasileira e de questões a ela correlacionadas, com especial foco nas contratações de longo prazo, de que são exemplo os contratos de concessão de serviços públicos e de parcerias público-privadas.

Por fim, apresentar visão atual e prática das principais discussões e problemas ligados à tributação, ampliando o espectro de reflexão do tributarista, dotando-o de um instrumental diferenciado, embasado na interdisciplinaridade e no contato com ramos específicos de negócios são os principais objetivos do LL.M. em Direito Tributário

High contrast