FGV DIREITO RIO oferece bolsa para curso de verão em formato híbrido na Universidade de Salzburgo

quinta-feira
13/05/2021

A FGV DIREITO RIO seleciona alunos da graduação e mestrado para o curso de verão “Summer School European Private Law”, que ocorrerá de 01 a 11 de julho de 2021, em formato híbrido – online e presencialmente, em Salzburgo, na Áustria. A Escola poderá indicar até um aluno ou aluna, que terá isenção na taxa de inscrição. Os demais alunos e alunas interessados farão parte do processo seletivo e, sendo aprovados, não terão isenção da taxa de inscrição. Os interessados devem se inscrever até 24 de maio.

O curso englobará cerca de 30 diferentes sistemas jurídicos durante duas semanas, contando com a presença de mais de 40 professores vindos de diferentes países, além de juízes de tribunais superiores e da European Court of Justice. O objetivo é preparar advogados em matéria de direito comparado e direito internacional privado para um mercado cada vez mais globalizado e exigente. O curso é organizado pela Academy for European Private Law em parceria com a University of Salzburg.

A bolsa é fruto da participação da professora da FGV DIREITO RIO, Paula Wojcikiewicz Almeida, no corpo docente do curso. Ela será responsável pela seleção dos alunos da graduação. Na última edição, em 2019, os seguintes alunos participaram do curso em Salzburg: Tatiana Murta, Marina Muniz, Julia Martel, Ana Alfradique e João Carlos Cochlar.

Dentre os requisitos de seleção, a Comissão avaliará o candidato com base no domínio do inglês (é requisitado no mínimo o nível B2 no Common European Framework of Reference for Languages) e o interesse em direito privado comparado e direito internacional. O conhecimento de um idioma adicional como francês, alemão, espanhol ou italiano é uma vantagem. Os participantes devem estar altamente motivados e ter a capacidade de se relacionar com outros em um ambiente multicultural.

Haverá uma taxa de inscrição no curso no valor de 300 euros para participantes no modo virtual, 400 euros, para participantes no modo presencial, que cobre todas as aulas do curso em período integral durante duas semanas e, no caso dos que participarem no modo presencial, duas refeições.

Além da taxa de inscrição, os estudantes que optarem pela participação presencial deverão arcar com os demais custos, como passagem e hospedagem. A organização do curso de Salzburgo indicará alojamento estudantil, devendo o aluno entrar em contato por conta própria.

O Curso

A Summer School ocorrerá, além de online, presencialmente em Salzburgo no centro histórico (no famoso Toskanatrakt, sede da University of Salzburg). A estada na cidade com seus lagos, montanhas, arquitetura e história oferece diversas possibilidades de sightseeing e atividades culturais (http://www.salzburg.info/en/).

Na primeira noite da Summer School, os alunos serão recepcionados com um welcome drink e um jantar em uma das antigas cervejarias de Salzburgo, para que possam se conhecer e também entrar em contato com os professores. Também está incluso um jantar e drinks no penúltimo dia do curso, neste mesmo restaurante.

Ao final do curso, os alunos aprovados receberão um certificado emitido pela Universidade de Salzburgo e reconhecido pela Comissão Europeia.

Requerimentos para inscrição:

- Curriculum vitae.

- Carta de motivação em inglês (uma lauda).

- Histórico.

Enviar para o e-mail para: cejm.direitorio@fgv.br

Para mais informações, acesse o site, o folder do curso e o cronograma das aulas.

CRONOGRAMA DA COMISSÃO DE SELEÇÃO:

Inscrições até 24 de maio.

Análise da documentação e seleção com base no CV até 28 de maio.