FGV Direito Rio participa de kick-off meeting com Comissão Europeia

sexta-feira
22/11/2019

FGV Direito Rio participa de kick-off meeting com Comissão Europeia

FGV Direito Rio participa de kick-off meeting com Comissão Europeia

No último dia 18 de novembro, a professora Paula Wojcikiewicz Almeida, professora titular do Jean Monnet Centre of Excellence on EU-South America Global Governance, participou da ‘coordinator’s conference kick-off meeting’ em Bruxelas, organizada pela EU.

O evento reuniu coordenadores dos projetos selecionados no último call for proposals, os membros do time Jean Monnet e representantes da Comissão Europeia para uma discussão a respeito da implementação e aspectos financeiros dos projetos financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa Jean Monnet. A reunião também fomentou a criação de sinergias entre os beneficiários de projetos de forma a construir redes e trocar boas práticas de gestão.

O evento ocorreu um dia antes da conferência oficial que marcou a comemoração dos 30 anos das atividades Jean Monnet pela Comissão Europeia intitulada ‘EU Studies in a Digital Age’, da qual participaram também os coordenadores de projetos financiados pela Comissão Europeia e os membros da instituição.

A FGV Direito Rio obteve recentemente o título de ‘Centre of Excellence on EU-South America Global Governance’, a mais alta titulação acadêmica conferida pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+.

Dentre mais de 1.300 candidaturas para as atividades Jean Monnet, a FGV foi selecionada pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia para sediar um Centro de Excelência Jean Monnet, de 2019 a 2022. A acirrada seleção, que contemplou menos de 20% dos projetos submetidos, levou em conta a qualidade da instituição, de seu corpo docente e das atividades de ensino e pesquisa propostas sob o manto do Centro.

Com a instituição do Centro, a FGV passou a contar com a chancela da UE para estimular uma análise dos mecanismos de Governança Global do bloco e da América do Sul, estando alinhado com o programa de pós-graduação em Direito da Regulação da FGV Direito Rio.

Para a professora Paula, “A reunião de kick-off dos projetos Jean Monnet foi uma oportunidade indispensável de conhecer mais a fundo as exigências da União Europeia em matéria de implementação e de prestação de contas de nosso projeto, além de permitir um canal direto entre os coordenadores de projeto e o financiador”.

Galeria de Fotos: 

FGV Direito Rio participa de kick-off meeting com Comissão Europeia