04/10/2022

FGV Direito Rio recebe inscrições para Seleção de Atividades Complementares Eletivas (ATCE) de 2023

A Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO RIO), por meio da sua Coordenação de Graduação, comunica a interessadas (os) a abertura de processo de seleção de Atividades Complementares Eletivas (ATCE), que serão oferecidas em 2023.

As ATCE são atividades que completam o conteúdo e temas abordados nas disciplinas do curso com a finalidade de contribuir para uma formação interdisciplinar, prática, especializada, plural e socialmente contextualizada.

As propostas de ATCE poderão ter carga horária de 30 horas/aula (distribuídas em 15 encontros de 2 horas/aula) ou de 10 horas/aula (prevendo 5 encontros de 2 horas/aula), conforme plano de atividades, anexos ao edital.

Podem oferecer propostas de ATCE (i) docentes, (ii) pesquisadores(as), (iii) assistentes acadêmicos, (iv) alunos(as) e ex-alunos(as) dos programas de pós-graduação stricto sensu e de graduação da FGV DIREITO RIO, bem como (v) profissionais de diferentes áreas de conhecimento e de outras instituições.

A FGV Direito Rio considerará todas as propostas recebidas, mas privilegiará propostas que articulem o Direito e outras áreas de conhecimento e atuação, tais como: arte (música, literatura, teatro, cinema, fotografia etc.), psicologia, negócios e empreendedorismo, economia e finanças, encorajando também propostas em línguas estrangeiras.

De acordo com coordenador da graduação, Thiago Bottino, as atividades complementares são uma forma do corpo discente ampliar a pluralidade e aprofundamento da sua formação. Oferecidas a partir do 2º período, permitem que alunas e alunos tenham contato com os temas mais atuais do direito e explorem o conhecimento interdisciplinar. Sobre a importância das atividades para o currículo do docente, ele completa: "As atividades complementares são uma espécie de 'laboratório de ideias' e muitas vezes a melhor 'porta de entrada' para o docente na escola. Eu mesmo, hoje coordenador do curso, iniciei na FGV Direito Rio ministrando uma ATC."

As(os) interessadas (os) deverão enviar para cristina.alves@fgv.br, com o assunto ‘PROPOSTA ATCE – NOME CANDIDATA(O)’ até às 23h59 do dia 27 de novembro de 2022, os seguintes documentos:
• Currículo Lattes atualizado e telefone celular para contato;
• Uma ou mais propostas de ATCE, em formato Word, conforme modelo de plano de atividades (anexos I e II).

O processo seletivo será composto por duas fases: eliminatória: análise da documentação; e classificatória: entrevista com candidatas (os) aprovadas (os) na fase anterior a ser agendada por e-mail ou contato telefônico.

Para mais informações, acesse o edital e os modelos do plano de trabalho em word ATCE 10h e ATCE 30h.

Alto contraste