Notícias

18/09/2023

FGV Direito Rio recebe inscrições para Seleção de Atividades Complementares Eletivas (ATCE) de 2024

 

A Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO RIO), por meio da sua Coordenação de Graduação, comunica a interessadas (os) a abertura de processo de seleção de Atividades Complementares Eletivas (ATCE), que serão oferecidas em 2024.

As ATCE são atividades que completam o conteúdo e temas abordados nas disciplinas do curso com a finalidade de contribuir para uma formação interdisciplinar, prática, especializada, plural e socialmente contextualizada.

As propostas de ATCE poderão ter carga horária de (i) 30 horas/aula (distribuídas em 15 encontros de 2 horas/aula), conforme plano de atividades, anexo ao edital.

Podem oferecer propostas de ATCE (i) docentes, (ii) pesquisadoras(es), (iii) assistentes acadêmicos, (iv) alunas(os) e ex-alunas(os) dos programas de pós-graduação stricto sensu e de graduação da FGV DIREITO RIO, bem como (v) profissionais de diferentes áreas de conhecimento e de outras instituições.

A FGV Direito Rio considerará todas as propostas recebidas, mas privilegiará propostas que articulem o Direito e outras áreas de conhecimento e atuação, tais como: arte (música, literatura, teatro, cinema, fotografia etc.), psicologia, negócios e empreendedorismo, economia e finanças, encorajando também propostas em línguas estrangeiras.

De acordo com coordenador da graduação, Thiago Bottino, as atividades complementares são uma forma do corpo discente ampliar a pluralidade e aprofundamento da sua formação. Oferecidas a partir do 2º período, permitem que alunas e alunos tenham contato com os temas mais atuais do direito e explorem o conhecimento interdisciplinar. Sobre a importância das atividades para o currículo do docente, ele completa: "As atividades complementares são uma espécie de 'laboratório de ideias' e muitas vezes a melhor 'porta de entrada' para o docente na escola. Eu mesmo, hoje coordenador do curso, iniciei na FGV Direito Rio ministrando uma ATC."

As(os) interessadas(os) deverão enviar para odete.braga@fgv.br, com o assunto ‘PROPOSTA ATCE – NOME CANDIDATA(O)’ até às 23h59 do dia 15 de outubro de 2023, os seguintes documentos:

  • Currículo Lattes atualizado e telefone para contato;
  • Uma ou mais propostas de ATCE, em formato Word, conforme modelo de plano de atividades (anexos I e II).

O processo seletivo de que trata o presente constará das seguintes fases: eliminatória, com análise da documentação enviada e classificatória, com entrevista com candidatas(os) aprovadas(os) na fase anterior a ser agendada por e-mail ou contato telefônico.

Clique aqui e acesse o edital.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste