FGV Direito Rio obtém mais alta titulação acadêmica conferida pela Comissão Europeia

quarta-feira
14/08/2019

FGV Direito Rio obtém mais alta titulação acadêmica conferida pela Comissão Europeia

FGV Direito Rio obtém mais alta titulação acadêmica conferida pela Comissão Europeia

A FGV foi reconhecida como “Centre of Excellence on EU-South America Global Governance”, a mais alta titulação acadêmica conferida pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+. Até o momento, nenhuma outra instituição da América Latina havia sediado um Centro de Excelência Jean Monnet.

Dentre mais de 1.300 candidaturas para as atividades Jean Monnet, a FGV foi selecionada pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia para sediar um Centro de Excelência Jean Monnet, de 2019 a 2022. A acirrada seleção levou em conta a qualidade da instituição, de seu corpo docente e das atividades de ensino e pesquisa propostas sob o manto do Centro. 

O Centro será coordenado pela professora de Direito Internacional e atual coordenadora da Cátedra Jean Monnet, Paula Wojcikiewicz Almeida (FGV Direito Rio), e representará uma oportunidade para que a FGV continue avançando em sua parceria de longa data com a UE, como extensão do Módulo Jean Monnet (2010-2013) e da Cátedra Jean Monnet (2015-2019).

Com a instituição do FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance, a FGV contará com a chancela da UE para estimular uma análise dos mecanismos de Governança Global do bloco e da América do Sul, tendo sido estruturado em três principais linhas: Global Regulation; Global Litigation; e Human Rights and Democracy. 

O projeto, que segue na linha do Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio, será composto das seguintes atividades: ensino, com a criação da EU-South American School on Global Governance; pesquisa colaborativa de alto nível, com parceiros nacionais e internacionais; conferências e seminários internacionais; cursos de treinamento e de capacitação; e publicações sistemáticas com a chancela da Comissão Europeia.

Os profissionais do Centro de Excelência da FGV Direito Rio buscam não só orientar pesquisas sobre temas relacionados à Governança Global e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, mas também preparar alunos para sua inserção profissional em um mercado de trabalho global, cuja demanda é crescente por pessoas capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos em uma nova ordem mundial, composta por atores não estatais e fontes não tradicionais.

Além da participação dos docentes da FGV Direito Rio, destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, de países como Bélgica, Itália, Holanda, França e Reino Unido, além do Parlamento Europeu. Outros departamentos da FGV também estão envolvidos no projeto, como a Escola de Relações Internacionais (FGV RI) e o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (FGV NPII).

Para mais informações sobre o Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, acesse o site.