Notícias

27/02/2023

Fundação Botín recebe inscrições para a 14ª edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das instituições públicas na América Latina e aprimorar o talento criativo de universitários com potencial de liderança, a Fundação Botín seleciona alunos de graduação p

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das instituições públicas na América Latina e aprimorar o talento criativo de universitários com potencial de liderança, a Fundação Botín seleciona alunos de graduação para o programa de bolsas do curso de Fortalecimento da Função Pública na América Latina. As inscrições para o programa, que está em sua 14ª edição, devem ser feitas até 11 de maio.

O evento de lançamento da convocatória para o Programa será realizado no dia 1º de março, às 16h, no horário do Brasil, e pode ser acessado através deste link no Zoom. 

O Programa tem como objetivo que os alunos desenvolvam e consolidem sua vocação de serviço, através de uma experiência formativa que proporcione conhecimentos, competências, valores e princípios fundamentais para o bom exercício da função pública.

O Programa começará de forma presencial no dia 16 de outubro de 2023 na Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia), período após o qual tem início a etapa formativa na Espanha (Madri, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca), e posteriormente a última fase na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil), onde está previsto o encerramento do Programa no dia 1º de dezembro de 2023. De igual maneira, os selecionados participarão de um módulo de formação à distancia prévio ao início do programa.

Aluna da Graduação da FGV Direito Rio, Isa Mota participou da 12ª edição do Programa, em 2021. "Esse programa é voltado para jovens estudantes da América Latina que têm interesse em atuar nas carreiras públicas de seus respectivos países ou em organizações internacionais, funciona como um grande laboratório, no qual nós vamos trocando informações sobre os problemas da América Latina, que muitas vezes são problemas compartilhados por diferentes países. Mas nós também vamos aprendendo e compartilhando um pouco mais sobre as inovações, as soluções que estão sendo aplicadas nesses países para os seus problemas.", explica Isa.

Sobre sua participação no Programa, Isa conta que se sente ainda mais capacitada para, em conjunto com a faculdade e com os demais estudantes, promover ações de impacto para a nossa sociedade. "O melhor de tudo é poder voltar, com todo esse conhecimento, e pensar projetos que possam ser implementados à nossa realidade e que, de fato, possam ajudar a nossa sociedade e o desenvolvimento do nosso país."

Os estudantes interessados em participar do programa devem ter completado mais de 50% da graduação, idade entre 20 e 24 anos, deter bom desempenho acadêmico e ter domínio do espanhol. A bolsa financiada pela fundação espanhola inclui despesas com deslocamento, hospedagem, alimentação e taxas acadêmicas.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site da Fundação Botín.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.