Notícias

26/02/2015

Joaquim Falcão e o Pacto Republicano

No artigo escrito para o Jota, Felipe Seligman relembra os 10 anos do chamado Primeiro Pacto Republicano, no qual os Três Poderes da República se uniram com o objetivo de construir um Judiciário mais rápido e republicano.

No artigo escrito para o Jota, Felipe Seligman relembra os 10 anos do chamado Primeiro Pacto Republicano, no qual os Três Poderes da República se uniram com o objetivo de construir um Judiciário mais rápido e republicano. Poucos entendem como ele surgiu e ainda menos gente sabe o papel do professor Joaquim Falcão, diretor da FGV DIREITO RIO, neste processo.

"Essa história começa ainda em 2002, quando Lula e José Serra disputavam a eleição presidencial. Ainda sem saber quem seria o eleito, Falcão publicou, no dia 20 de outubro daquele ano, um artigo intitulado “Por um novo Ministério da Justiça”, chamando a atenção para a necessidade de o Poder Executivo ter como objetivo participar do processo, como protagonista, da modernização da Justiça (...)".

Leia o artigo na íntegra.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.