04/11/2022

Larissa Campos, ex-aluna da FGV Direito Rio, é selecionada para Mestrado internacional European Master in Law, Data and AI, realizado em três países da Europa

A ex-aluna da FGV Direito Rio, Larissa Campos, foi selecionada para o Mestrado “European Master in Law, Data and AI”. O curso faz parte do programa Erasmus Mundus Joint Master, por isso, é realizado em três países diferentes: Irlanda, Espanha e Itália.

Atualmente em Dublin, para a primeira parte do Mestrado, Larissa conta que, desde 2020, começou a pensar na possibilidade de estudar fora do Brasil. Pesquisando, então, por bolsas de estudos, conheceu o programa Erasmus.  “Além do curso não ser pago pelos bolsistas, o auxílio mensal nos permite arcar com o custo de vida com tranquilidade. E, ao contrário de algumas bolsas de estudo, esta não te impede de continuar na Europa depois de finalizar seus estudos.”, explica a ex-aluna.

Larissa decidiu aplicar para este curso devido ao alinhamento do tema com suas atividades no escritório em que trabalhava, mas também pelos benefícios oferecidos e a possibilidade de estudar em diferentes lugares da Europa. “Achei incrível a possibilidade de estudar em três países europeus com alunos de diversas nacionalidades e backgrounds diferentes. Não tinha dúvidas de que seria uma experiência muito rica pessoal e profissionalmente.”

O Mestrado possui um programa voltado para estudantes formados em Direito e Computação e abrange temas relacionados à proteção de dados e inteligência artificial. Apesar de terem disciplinas em comum, que agregam mais conteúdo e aprendizagem, os Mestrandos formados em Direito têm como objetivo a aprendizagem sobre as regras europeias de proteção de dados pessoais e sobre os problemas e vantagens do uso da tecnologia da inteligência artificial.

Para Larissa, o Mestrado será fundamental para sua carreira, devido ao conhecimento sobre  as regras europeias de proteção de dados pessoais. “Trata-se de uma lei modelo para diversos países, inclusive o Brasil. Poderei estudar de perto os desafios enfrentados pela UE para regular um assunto tão importante e central hoje em dia. Sobre o lado pessoal, não tenho dúvidas de que crescerei muito. Não tem como ser a mesma pessoa depois de viver dois anos fora do Brasil, em três países diferentes, com 18 pessoas de backgrounds completamente diferentes.”

Formada em 2018 na Graduação da FGV Direito Rio, a ex-aluna teve sua trajetória marcada por pesquisas acadêmicas, que despertaram a vontade de cursar um Mestrado. “O contato com professores que fizeram parte de seu estudo fora do Brasil também me entusiasmava a fazer o mestrado no exterior. Durante a minha graduação eu optei pela ATC de Programação para Advogados e participei de pesquisas com a base de dados do Supremo em Números. Essas experiências me fizeram ver a interdisciplinaridade deste mestrado como algo positivo e enriquecedor. Assim que comecei a procurar oportunidades na Europa recebi o auxílio essencial de professores muito queridos da FGV Direito Rio.”, conclui Larissa.

A turma de Larissa é a primeira oferecida para este Mestrado. As inscrições, com oferta de bolsa integral para segunda turma, com início em setembro de 2023, estão abertas até 20 de janeiro de 2022. Apesar do assunto do Mestrado estar relacionado à proteção de dados pessoais, não é necessário ter um background no assunto para aplicar.  Para saber mais, acesse: https://emildai.eu/

Alto contraste