Notícias

17/03/2022

Luca Belli, professor da FGV Direito Rio, participa de evento da ONU sobre “digital divides”

Nesta quinta-feira, dia 17 de março, Luca Belli, Professor da FGV Direito Rio e Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) participou do evento “Eliminate the Global Digital Divide and Safeguarding Human R

Nesta quinta-feira, dia 17 de março, Luca Belli, Professor da FGV Direito Rio e Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) participou do evento “Eliminate the Global Digital Divide and Safeguarding Human Rights”, realizado no âmbito da 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. 

Belli abordou o desenvolvimento de redes comunitárias como modelos alternativos de acesso à Internet e seu importante papel na redução das desigualdades entre as populações que possuem acesso à rede e aquelas que não possuem. Ele apresentou pesquisas sobre modelos alternativos de conectividade tais como as redes comunitárias, destacando o papel fundamental dessas iniciativas decentralizadas e desenvolvidas para comunidades locais ao garantirem o que ele define como “autodeterminação de rede”, ou seja, “o direito de associar-se livremente para definir, de forma democrática, o design, o desenvolvimento e a administração da infraestrutura de rede como um bem comum de forma a buscar, transmitir e receber informações e inovações livremente”.

A apresentação do Prof. Luca Belli se encontra disponível no site do projeto CyberBRICS, do CTS-FGV. As pesquisas apresentadas se encontram disponíveis em acesso livre aqui no site do grupo de trabalho sobre Conectividade Comunitária do Fórum da ONU sobre Governança da Internet. O evento foi co-organizado pela China Foundation for Human Rights Development (CFHRD) e pela China Federation of Internet Societies (CFIS).
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.