Notícias

27/11/2023

NPJ: alunas entregam doação de material de pintura para entidade que atua com arte e cultura com crianças no Complexo do Alemão

Ação foi realizada no dia 22 de novembro, na Associação de Moradores da Nova Brasília, sede da Jojô Serviços.

 

No dia 22 de novembro, alunas da Clínica LACONF (Laboratório de Assessoria Jurídica em Resolução Consensual de Conflitos) e a Supervisora Cristiane Carneiro realizaram a entrega de material escolar e de pintura em favor da entidade “Favela Art”. Localizada no bairro de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, a Favela Art atua principalmente nas áreas do Complexo do Alemão, onde as crianças e adolescentes encontram maior dificuldade de acesso à arte e cultura.

A Favela Art foi indicada como beneficiária por outra organização que atua no Complexo do Alemão, a Jojô Serviços. A Clinica LACONF do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio oferece atendimento jurídico gratuito à Jojô Serviços no segundo semestre de 2023.

Atualmente no 8º período, as alunas Beatriz Coutinho, Clara Cardoso e Haiane Stockinger relataram a experiência de interação com a entidade. "A experiência foi enriquecedora por poder ver pessoalmente o espaço de trabalho e conhecer os parceiros da Jojô Serviços, que fazem um trabalho primoroso no terceiro setor. Poder participar da LACONF e colocar na prática o que aprendemos ao longo da graduação no parecer que vamos entregar a Jojô Serviços para aprimorar o seu negócio é definitivamente um enorme diferencial para a formação profissional. Além da visita, a LACONF, através dos alunos, organizou a doação de materiais escolares e de pinturas ao parceiro da clínica, que vai distribuir na comunidade local. Ficamos extremamente felizes com a visita e poder conhecer o espaço da Jojô Serviços e seus parceiros!”, relatou a aluna Beatriz. 

Já a aluna Clara afirmou que a visita ao cliente foi enriquecedora e gratificante: “A visita à Jojô Serviços, na Nova Brasília, foi incrivelmente enriquecedora. Tivemos a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho da Jojô e sua equipe profissional, proporcionando uma visão prática do local. Além disso, doamos materiais de pintura para a Favela Art, o que foi uma experiência gratificante, já que também tivemos conversas inspiradoras com a diretora da ONG, ouvindo histórias encantadoras das crianças e suas jornadas de aprendizado por meio da pintura e das artes em geral, e ainda recebemos um quadro maravilhoso pintado por elas. Estou verdadeiramente grata por fazer parte de uma equipe que busca causar um impacto positivo na sociedade. Espero poder participar de eventos como esse novamente!”. A aluna Haiane destacou: “Ver de perto sua atuação e o impacto que possuem na comunidade foi muito enriquecedor, tanto pessoalmente como profissionalmente. Em especial, o lindo trabalho realizado pela Favela Art, que atende centenas de crianças na localidade”.

Supervisora da Clínica LACONF, Cristiane Carneiro também comentou sobre a importância da visita das alunas ao cliente: “Conhecer de perto a realidade do cliente é essencial para o desenvolvimento do trabalho do advogado, por isso, visitar a Jojô Serviços foi tão importante. Pudemos ainda exercer um dos pilares da resolução consensual com a campanha de arrecadação realizada: cooperação. A visita foi muito rica e inspiradora! Fomos muito bem recebidos com um delicioso lanche preparado com muito carinho. Conhecemos também o projeto Favela Art, que nos presenteou com quadros pintados pelos seus alunos. Tenho certeza que este dia ficará na memória da turma.”

Para o professor André Mendes, coordenador do NPJ, esse tipo de ação é fundamental para a FGV Direito Rio: “Realizar atendimento jurídico para a Jojô Serviços, que desempenha um trabalho muito importante junto à comunidade local, é gratificante. É também motivo de muito orgulho para a Escola ver a contribuição da Clínica e das alunas para a entidade Favela Art, que atua com arte e cultura junto a crianças e adolescentes em um espaço no qual essas ações nem sempre estão presentes. A iniciativa congrega prática jurídica de excelência e responsabilidade social da Escola.”

Responsável pela Jojô Serviços, Joelma Alcântara relata a emoção e importância das doações para as crianças e adolescentes do Complexo do Alemão: “Eu amei a visita dos alunos da turma de Direito juntamente com a professora Cristiane em nosso escritório. Foi um prazer recebê-los em nosso espaço aqui no Complexo do Alemão e a campanha de materiais escolares e pintura foi maravilhosa. A responsável do projeto do Favela Art, Mariluce Mariá, chegou a chorar de emoção, pois ela disse que todo material que era necessário para ela pintar o ponto das kombis aqui do Complexo do Alemão junto com as crianças, ela conseguiu através da doação da FGV. Só temos gratidão pela consultoria jurídica e pela doação dos materiais. Agradecemos imensamente por todo apoio.”

Funcionário do NPJ na graduação, Bruno Alves também participou da entrega das doações.
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste