30/11/2022

NPJ: discentes entregam doação de livros e brinquedos infantis

Campanha foi realizada no dia 16 de novembro, na entidade “Espaço Aprender com Afeto

No dia 16 de novembro, alunas e alunos da Clínica LACONF (Laboratório de Assessoria Jurídica em Resolução Consensual de Conflitos) e a Supervisora Cristiane Carneiro realizaram a entrega de livros e brinquedos infantis na sede da entidade “Espaço Aprender com Afeto”, localizada no bairro de Higienópolis, Rio de Janeiro.

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio promoveu uma campanha de arrecadação de brinquedos e livros infantis em favor da entidade, que recebe atendimento jurídico gratuito da Clínica LACONF no segundo semestre de 2022, para elaboração de parecer jurídico com desenho de sistema de resolução de conflitos.

Atualmente no 8º período, Bruna Crossetti e Pedro Bizzotto relataram a experiência de interação com a entidade. "A visita ao Espaço Aprender com Afeto foi uma experiência incrível. Na minha visão, conhecer as pessoas com quem, por quem e para quem estamos trabalhando é ponto central na formação de juristas. Acredito em uma prática jurídica compromissada com as questões sociais que perpassam a realidade das pessoas e das instituições. Agradeço à FGV pela oportunidade de ampliar não apenas meus conhecimentos técnicos, como, também, minha vivência enquanto ser humano”, relatou a aluna Bruna Crossetti.

Já o aluno Pedro Bizzotto afirmou: “Foi uma experiência interessante poder encontrar pessoalmente com o projeto o qual prestamos assessoria nesse semestre. O Espaço Aprender com Afeto é uma iniciativa que impacta efetivamente o seu entorno pela promoção do desenvolvimento integral da criança. Me sinto grato em poder contribuir para sua evolução, seja com o conhecimento jurídico, seja com a campanha de doação. Agradeço à professora Cristiane Carneiro pela condução da Clínica, aos demais alunos participantes e à FGV por proporcionar essa oportunidade de aprendizagem pelo impacto social. ”

Supervisora da Clínica LACONF, Cristiane Carneiro também comentou sobre a importância da visita dos alunos ao cliente: “A participação na campanha de doação é enriquecedora e gratificante.  O trabalho na Clínica LACONF busca desenvolver nos alunos o olhar sistêmico no tocante à resolução e prevenção de conflitos que o cliente possa ter.  A visita ao cliente proporciona aos alunos um momento importante de vivência e reflexão. Além disso, os alunos podem conhecer de perto a realidade do cliente e como o trabalho que estão desenvolvendo impactará diretamente o seu cotidiano.”

Para o professor André Mendes, coordenador do NPJ, esse tipo de ação é fundamental para a FGV Direito Rio: “Além do atendimento jurídico gratuito na área de resolução consensual de conflitos para a entidade Espaço Aprender com Afeto, essa doação também espelha a responsabilidade social da Escola. A participação dos alunos e alunas, tanto na prática jurídica de excelência, quanto na ação de impacto social, é fundamental para seu processo formativo.”

As doações serviram de estímulo para a equipe Aprender com Afeto dar continuidade ao sonho de ajudar as famílias: “Gostaríamos de agradecer a cada um que nos ajudou a continuar sonhando, com a ajuda de cada um de vocês, que nos impulsionou a sonhar mais alto, que doou, brinquedos, livros e jogos. Além de objetos, vocês nos ajudaram a continuar mantendo possível um sonho, e a possibilidade de ajudar muitas famílias. Todos os brinquedos, jogos e livros serão usados durante as sessões de psicologia infantil, psicopedagogia, fonoaudiologia e no reforço escolar. Somos imensamente gratas.”

A campanha de arrecadação contou com a colaboração da Assessoria de Administração, na pessoa de Isabela Siqueira.

Alto contraste