27/10/2022

Núcleo de Estudos Brasil-China promove mesa-redonda sobre a Nova Jornada da China

No dia 26 de outubro, o Núcleo de Estudos Brasil China (NEBC) da FGV Direito Rio, em parceria com o Grupo de Mídia da China (CMG) da América Latina e a Revista Fórum, promoveu a mesa-redonda “A Nova Jornada da China e o Mundo”, em formato híbrido - presencial na sede da FGV, no Rio de Janeiro, e on-line, através da plataforma zoom. A reunião teve como objetivos discutir as características do país asiático na nova jornada, abordar as perspectivas de crescimento nas relações Brasil-China e compreender o que esperar dos objetivos da China nos próximos anos.

O encontro contou com a participação da Cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, na mesa de abertura, junto ao professor Evandro Carvalho, coordenador do NEBC, e ao diretor do CMG América Latina, Zhu Boying.

Para tratar do tema “A China na Nova Jornada”, participaram do debate Elias Jabbour, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ; Zhou Zhiwei, diretor executivo do Centro de Estudos Brasileiros da Academia Chinesa de Ciências Sociais; Ronnie Lins, diretor do Centro China-Brasil; e Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio e do projeto CyberBRICS.

As “Relações Brasil-China na Nova Jornada Chinesa” também foram debatidas na reunião, com a participação de Sun Yanfeng, sub-diretor da Seção de Estudos Latino-americanos do Instituto de Relações Internacionais Contemporâneas da China; Marcos Pires, professor de Relações Internacionais da UNESP; e Alessandro Teixeira, professor de Políticas Públicas e Gestão da Universidade de Tsinghua e ex-Ministro de Turismo do Brasil.

Também estiveram presentes, para falar sobre Cooperação Cultural por Meio da Mídia, o diretor de redação da Revista Fórum, Renato Rovai; e o apresentador e jornalista do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Eduardo Castro. Por meio de vídeo, participaram a jornalista da coluna China em Foco na Revista Fórum, Iara Vidal; e o pesquisador de cinema chinês e cofundador da Observa China, Paulo Menechelli.

Como convidados, participaram da mesa-redonda o chefe-correspondente do Escritório na América Latina do Diário do Povo, Wu Jie; o diretor da Agência de Notícias Xinhua no Brasil, Chen Weihua; o sub-diretor do CMG América Latina, Li Weilin; as jornalistas do Criar Brasil Adriana Silva, coordenadora, e Ludmila Zeger, produtora. Pela CMG América Latina, marcaram presença o chefe do Departamento de Administração, Cai Wei; o correspondente-chefe no Rio de Janeiro, Tang Ye; e os correspondentes Xu Danna, Ni Tianying e Vinícius Eulálio.

A reunião aconteceu alguns dias após o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), evento mais importante no calendário político chinês, que ocorreu em Beijing, no dia 16 de outubro, para definir os objetivos que deverão ser perseguidos pelo Partido e pelos órgãos do Estado nos próximos cinco anos.

“Em razão da escala da presença chinesa na América Latina, das relações sino-brasileiras e do complexo cenário global, é crucial acompanhar as decisões do Partido Comunista da China. É necessário compreender a China tal como ela é, respeitando as escolhas do povo chinês. Assim poderemos aprofundar as relações sino-brasileiras e na defesa dos nossos interesses nacionais.”, explica o professor Evandro.

Alto contraste