28/10/2022

Núcleo de Mediação e Negociação da FGV Direito Rio é premiado na XIII Competição de Mediação Empresarial da CAMARB

A equipe do Núcleo de Mediação e Negociação da FGV Direito Rio participou da XIII Competição de Mediação Empresarial da CAMARB, realizada nos dias 22 e 23 de setembro (etapa classificatória) e 21 e 22 de outubro (etapa final). Os estudantes receberam o 3º lugar na categoria Mediandos. Além disso, o aluno João Antonio Maia foi eleito o melhor negociador da competição e a aluna Maria Eduarda Araújo, a melhor advogada.

“Foi incrível ir à São Paulo para disputar em uma das maiores competições de mediação do mundo, assim como ter tido o privilégio de receber feedbacks de referências na área. Chegar nas semifinais e sair com o prêmio de melhor negociador da competição é uma conquista que vou levar para minha vida inteira. No entanto, acredito que acima disso está o companheirismo e o foco que todos nós tivemos ao longo desses meses de preparação. Deixo meu agradecimento especial à equipe inteira, principalmente ao nosso coach Felipe Morales”, conta João.

Para Maria Eduarda, a experiência permitiu que ela colocasse em prática algumas habilidades essenciais para o mercado jurídico. “Conseguimos treinar nossa oratória, trabalho sobre pressão, mas também a aceitar ouvir os feedbacks quando preciso e, sobretudo, confiar que o trabalho em equipe seria recompensador. Estar nessa competição como oradora me desafiou constantemente e sou muito grata pela oportunidade de estar perto de pessoas tão capacitadas e também importantes da área.”, explica a aluna.

O coach da equipe, Felipe Morales, participou da competição em 2020, 2021 e 2022 e conta que viveu experiências diferentes em cada edição. “Em 2020 tive meu primeiro contato com o tema, atuando como pesquisador da equipe. Em 2021 a situação foi outra, atuei como coach e orador da equipe que foi vice-campeã nacional e campeã da regional sul. Esse ano atuei apenas como coach, participando da minha primeira competição presencial. Acredito que cada uma das edições que participei trouxe uma lição e desafio diferente. A primeira foi um grande aprendizado. A segunda foi uma experiência mais desafiadora, assumindo funções que eu nunca tinha assumindo antes, enquanto a edição de 2022 foi uma consolidação de tudo que trabalhamos nos últimos anos. Poder ver o desenvolvimento de tantos alunos e colegas nos últimos anos é muito gratificante. Consegui trabalhar com mais de 20 pessoas nesse período e ver a evolução, dificuldades e superação dos integrantes da equipe é algo extremamente interessante. Gostaria de parabenizar todos os membros pelo excelente resultado. Ficar em 3º lugar em uma competição dessa magnitude não é tarefa fácil e requer muito esforço e dedicação. Também queria parabenizar os oradores João Antônio Maia e Maria Eduarda Araújo por receberem o prêmio, inédito para nós, de melhor negociador e cliente da competição, respectivamente. Tenho muito orgulho de todos e agradeço pela confiança no projeto, boa sorte nas próximas edições! Ficarei na torcida.”

A equipe da FGV Direito Rio foi composta pelos estudantes: Felipe Morales (coach), Joao Antonio Maia, Eduarda Caldas, Maria Eduarda Araújo, Mabi Campos, Flávio Benati, Luiza Bottino, Maria Fernanda Berbert, Eduardo Augusto, Isadora Helena dos Santos e Ana Clara Jaccoud.

Alto contraste