Em 11 de setembro de 2024, o Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+, em parceria com o Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV Direito Rio, recebeu o professor José Alberto Azeredo Lopes, coordenador do Programa de Estudos Internacionais do Mestrado em Direito Internacional e Europeu da Faculdade de Direito da Católica Porto.
Durante o evento, o professor Azeredo proferiu uma palestra abrangente intitulada "Novos Desafios ao Uso da Força nas Relações Internacionais: Os Limites do Direito Internacional nos Conflitos Recentes, da Ucrânia à Palestina". Em sua palestra, as discussões sobre direito internacional foram complementadas por uma análise geopolítica dos conflitos armados e das tensões atuais envolvendo a Rússia e a Ucrânia, bem como Palestina e Israel.
A palestra ofereceu uma reflexão crítica sobre o conceito de uso da força e como este conceito tem sido aplicado na Corte Internacional de Justiça, particularmente no caso movido pela África do Sul contra Israel e no caso movido pela Ucrânia contra a Rússia. Após a palestra, os alunos participaram de uma discussão engajada, contribuindo para um debate crítico sobre os novos desafios relacionados à aplicação do direito internacional.
Professora Paula Wojcikiewicz Almeida destacou a importância da palestra: "Esses são tópicos muito sensíveis para o direito internacional. Foi muito importante ouvir o Professor Azeredo, pois ele não só possui uma vasta expertise acadêmica, mas também uma experiência prática valiosa, tendo sido Ministro Defesa Nacional de Portugal."
A Rio School é um programa de quatro meses, oferecido de forma gratuita para estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de proporcionar uma formação jurídica de excelência e uma perspectiva internacional. Para mais informações sobre os programas e iniciativas de pesquisa do Centro de Excelência Jean Monnet, acesse as páginas oficiais do centro.