Primeiro encontro de disciplina em parceria com PUC-PR é realizado em Curitiba

terça-feira
11/09/2018

Primeiro encontro de disciplina em parceria com PUC-PR é realizado em Curitiba

Nos dias 03 e 04 de setembro realizou-se na cidade de Curitiba o primeiro encontro da disciplina conjunta dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da FGV Direito Rio e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O curso, oferecido em sua primeira edição no ano de 2016, reúne os alunos das duas instituições inscritos nas disciplinas “Dimensões do Estado de Direito e Princípios da Administração Pública”, vinculada ao Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio, e “Direito Administrativo Inclusivo, Direitos Sociais e Desenvolvimento”, da PUC-PR.

Coordenada pelos professores Fernando Leal (FGV Direito Rio), Daniel Wunder Hachem e Emerson Gabardo (PUC-PR), a disciplina se organiza em três módulos. Os dois subsequentes serão realizados nas dependências da FGV Direito Rio. A iniciativa estreita os laços entre os dois Programas e oferece aos alunos a oportunidade de debater com docentes e discentes de diferentes instituições temas relacionados à estrutura e aplicação de princípios jurídicos, à análise de princípios constitucionais que regem a atuação da Administração Pública e ao papel da Administração Pública na efetivação de direitos fundamentais sociais.

Para a aluna Fernanda Martins, da FGV Direito Rio, “trata-se de uma oportunidade singular de compartilhar diferentes perspectivas no estudo aprofundado de temas tão correntes na realidade jurídica, mas a respeito dos quais parece haver reflexão insuficiente e baixa elaboração teórica. O primeiro módulo evidenciou algumas fragilidades na recepção de teorias estrangeiras e apontou efeitos perversos do uso pouco parcimonioso de princípios jurídicos entre doutrinadores e tomadores de decisão no país”.