Notícias

Professor André Mendes apresenta Clínicas da FGV Direito Rio em conferência internacional

Nos dias 13 e 14 de outubro, o professor André Mendes participou da conferência internacional “Clinical Legal Education in Times of Polycrisis” na Universidade de Erfurt, Alemanha. Na ocasião, o professor apresentou o trabalho “The Legal Clinics Program at FGV Rio Law School: Activities, Transformative Public Interventions and Impacts”, e explicou o funcionamento e resultados do Programa de Clínicas Jurídicas do Núcleo de Prática Jurídica da FGV Direito Rio.

O evento foi organizado pela Clínica de Justiça Global da Universidade de Erfurt (Global Justice Clinic Erfurt) e contou com a participação de 43 docentes do mundo todo, incluindo profissionais da Universidade de Tilburg e Universidade de Vrije (Holanda), Universidade Humboldt de Berlim, Universidade de Hamburgo e Universidade de Erfurt (Alemanha), Universidade Brunel (Reino Unido), Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia), Universidade de Berkeley (EUA), Universidade de los Andes (Colômbia) e Pontifícia Universidade Católica do Peru (Peru).

Para o professor André Mendes a participação em evento internacional está em linha com a ênfase estratégica em ações de internacionalização da Escola: “foi uma excelente oportunidade de apresentar o trabalho do Programa de Clínicas da FGV Direito Rio, além de um momento profícuo para troca de experiências em nível global sobre a educação jurídica clínica como expressão pedagógica genuína do experiential learning.”

As clínicas jurídicas são centros de solução de problemas jurídicos complexos, que privilegiam a consultoria jurídica com atendimento à demanda não contenciosa. De vocação extensionista, as clínicas focam no desenvolvimento da prática jurídica voltada à produção de impactos positivos nas instituições, na sociedade e na formação jurídica discente de excelência.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste