Professor da FGV Direito Rio participa de seminário na China

quarta-feira
19/12/2018

Professor da FGV Direito Rio participa de seminário na China

Professor da FGV Direito Rio participa de seminário na China

O coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Evandro Menezes, participou como conferencista principal do seminário "The Future of China-Brazil Relations: what role for development in the new government?". O evento, que teve como intuito debater sobre as perspectivas e desafios da relação sino-brasileira com o novo governo de Jair Bolsonaro, foi promovido pelo Fudan Development Institute e o Center for BRICS Studies da Universidade Fudan, em Shanghai.

“Os chineses estão preocupados em saber se o Brasil será um ator ativo no BRICS durante o governo de Bolsonaro. É cedo para responder a esta pergunta. Mas o fato é que a relação Brasil-China ganhou uma densidade que é difícil imaginar que possa haver retrocesso, e isto inclui o BRICS”, explica o professor.

Sobre a parceria entre a FGV Direito Rio e o Center for BRICS Studies da Universidade Fudan, o docente avalia que as perspectivas para a cooperação bilateral são muito boas. “Estamos planejando algumas atividades conjuntas para o ano que vem em razão do fato da Cúpula do BRICS ser no Brasil. E a palestra que eu dei na semana passada é já uma iniciativa no contexto desta preparação para a Cúpula dos BRICS em 2019”, analisa.

A cooperação entre as duas instituições teve início em 2014. “Vários alunos nossos já participaram de cursos de verão aqui, onde também dou aula nos meses de julho, e temos tido presença constante no Shanghai Fórum”, conta Evandro. O encontro contou com a presença de professores e estudantes de mestrado e doutorado, tanto do Brasil como da China.