Professor da FGV Direito Rio será observador internacional das eleições no México

sexta-feira
29/06/2018

O México vai às urnas no próximo dia 1º de julho para eleger seu novo presidente e representantes para as casas legislativas. O coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV Direito Rio, Michael Mohallem, foi convidado pelo Tribunal Eleitoral do México e pelo Instituto Eleitoral Nacional para exercer a função de observador eleitoral estrangeiro durante o pleito.

Durante o período que antecede a votação, os observadores poderão solicitar entrevistas ou reuniões com funcionários do Instituto Nacional de Eleições dos órgãos centrais para recolher informações sobre as regras, instituições e procedimentos eleitorais federais.

Michael e os demais estrangeiros convidados para acompanhar as eleições também poderão receber informações dos partidos e grupos políticos e até mesmo das coligações eleitorais, candidatos independentes e instâncias promotoras de referendos sobre sua abordagem durante o processo eleitoral federal.

Nos últimos anos, o CJUS tem desenvolvido pesquisas na área de direito eleitoral e eleições. Durante os processos eleitorais de 2014 e 2016, professores e alunos da escola desenvolveram análises sobre o impacto da tecnologia nas eleições através da parceria com o jornal O Estado de São Paulo no projeto Conexão Eleitoral. O Centro também integra a Rede Mundial de Justiça Eleitoral.