Notícias

25/05/2023

Professor da UNESP discute acordos preferenciais de comércio na Rio School on Global Governance, Democracy, and Human Rights

Na quarta-feira, 24 de maio, tivemos o privilégio de receber o Professor Daniel Damásio Borges da Universidade Estadual Paulista (UNESP) na Rio School on Global Governance, Democracy, and Human Rights.

Na quarta-feira, 24 de maio, tivemos o privilégio de receber o Professor Daniel Damásio Borges da Universidade Estadual Paulista (UNESP) na Rio School on Global Governance, Democracy, and Human Rights. O evento foi organizado pelo FGV Jean Monnet Centre of Excellence on EU-South America Global Governance e cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+. Durante sua palestra, o professor Damásio abordou os acordos preferenciais de comércio e seu papel na atual crise do sistema multilateral de comércio. 

O professor Daniel Damásio explorou a política comercial assertiva da União Europeia, incorporando cláusulas para proteger o meio ambiente e os direitos trabalhistas em seus acordos. Isso gerou um debate polêmico, com alguns defendendo salvaguardas indispensáveis contra retrocessos sociais e ambientais, enquanto outros argumentam que essas cláusulas servem apenas a interesses protecionistas.

Enfatizando a necessidade de uma análise crítica, o professor Damásio destacou a importância de se examinar a redação, a aplicação e a interpretação dessas cláusulas. Essa pesquisa é particularmente relevante para o Brasil, dado o crescente escrutínio internacional de suas políticas sociais e ambientais.

Gostaríamos de expressar nosso agradecimento ao Professor Daniel Damásio por sua apresentação e esperamos continuar a promover um diálogo significativo e aberto sobre questões importantes relacionadas à governança global na Rio School.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.