O professor da FGV Direito Rio e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade, Luca Belli, foi selecionado para integrar um seleto grupo de 19 especialista de fama mundial, que irão compor o Comitê Gestor do International Observatory on Information and Democracy. A iniciativa congrega 51 governos em torno de princípios comuns relacionados à defesa da circulação de informações confiáveis, da democracia e da cooperação internacional.
O órgão foi criado para colmatar a lacuna entre produtores de conhecimento e tomadores de decisões, estabelecendo um processo permanente de interação entre especialistas e policy makers, produzindo relatórios periódicos para avaliar meios, padrões e arquiteturas dos espaços de informação e comunicação, incluindo a análise da compatibilidade de algoritmos de empresas de tecnologia com princípios democráticos.
“O objetivo do o International Observatory on Information and Democracy é desempenhar um papel essencial para orientar o desenvolvimento sustentável da comunicação online juntando especialistas do mundo inteiro para criar uma interface entre o conhecimento e as políticas públicas. Mais que 50 governos do mundo estão apostando nesta nova entidade: é uma honra, mas também uma enorme responsabilidade, participar de uma instituição com um mandato tão ambicioso” comentou o Professor Luca Belli.
O International Observatory on Information and Democracy é presidido pela Professora emérita de Harvard, Shoshana Zuboff, autora do livro “A era do capitalismo de vigilância” e pelo Angel Gurria, antigo secretário da Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O governo brasileiro aderiu em agosto à Parceria Internacional para a Informação e a Democracia. A Fundação Getulio Vargas é a única instituição brasileira representada no órgão.
Press release e composição do Comitê Gestor podem ser acessados aqui.