Notícias

Professora Paula Almeida apresenta projeto de pesquisa no Faculty Colloquium da Sciences Po Law School, em Paris

No dia 25 de setembro de 2025, a professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coodenadora do FGV Centre for Global Law (CPDG) e do FGV Jean Monnet Centre of Excellence (CEJM, cofinanciado pela Comissão Europeia), apresentou o projeto de pesquisa “LATIN TALES ICJ: Latin American Narratives in Advisory Proceedings Before the International Court of Justice” no Faculty Colloquium da Sciences Po Law School, em Paris.

O evento contou com a participação de Aditya Sharma (doutorando, Sciences Po Law School) como debatedor e reuniu acadêmicos para discutir as narrativas apresentadas por Estados latino-americanos em processos consultivos perante a Corte Internacional de Justiça, bem como as dinâmicas políticas que moldam a atuação de Estados perante tribunais internacionais. Durante sua apresentação, a professora Paula pôde colher importantes insights teóricos e metodológicos para o desenvolvimento do projeto, em um ambiente acadêmico enriquecedor.

A participação no Faculty Colloquium integra o período da professora como pesquisadora visitante na Sciences Po Law School, financiado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Nesse período, ela está aprofundando o projeto LATIN TALES, por meio da coleta de novos dados e do fortalecimento dos métodos de pesquisa, a partir de trocas acadêmicas com professores e pesquisadores da universidade francesa.

O projeto LATIN TALES oferece uma análise empírica das narrativas apresentadas por Estados latino-americanos perante a Corte Internacional de Justiça em processos consultivos relacionados a interesses comunitários globais, como mudanças climáticas e direitos humanos. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica mista que combina técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa da Linguística e das Ciências Sociais.

O CPDG e o CEJM agradecem à Sciences Po Law School e aos professores Guillaume Tusseau (Vice-Dean for Research), Diego Arroyo (Full Professor, HDR), Alain Pottage (Professor) e Raphaële Xenidis (Assistant Professor) pela acolhida à professora Paula e pela organização do evento, que proporcionou espaço fundamental para o debate acadêmico”.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste