28/04/2022

Professora Paula Almeida participa de conferência internacional sobre populismo na Europa e América Latina

A professora Paula Wojcikiewicz Almeida (FGV Direito Rio) participará da conferência "Impacto, riscos e oportunidades do populismo na Europa e América Latina" que ocorrerá em Barcelona e Madri entre os dias 3 e 6 de maio. A participação é o resultado da cooperação entre o Centro de Excelência FGV Jean Monnet, coordenado pela professora Paula Almeida na FGV Direito Rio, e o programa Jean Monnet coordenado pela professora Paulina Astroza (Universidad de Concepción), que está à frente da organização do evento.

Outras universidades e entidades envolvidas incluem a Fundación Carolina, Real Instituto Elcano, Univerdidad Complutense, Barcelona Centre for International Affairs, Universidad Mayor de San Simón, Universidad Adolfo Ibáñez, Universität Siegen, Queen Mary University of London, Universidad de Chile, Universidad Cardenal Herrera, Univerdidad Nacional Autónoma de México, Universidad Autónoma de Madrid e Univertità Degli Studi di Perugia.
A conferência uma atividade do Programa de Estudos Europeus da Universidad de Concepción, que tem como principais objetivos: (i) consolidar a criação de uma equipe de pesquisa inter-regional composta por acadêmicos da Europa (Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido) e América Latina (Chile, México, Brasil e Bolívia); e (ii) aprofundar os métodos de pesquisa comparativa em estudos inter-regionais sobre populismo (combinando análises quantitativas e qualitativas, estudos de casos e abordagens temáticas), particularmente sobre as causas políticas e sociais, consequências e resultados dos governos populistas e partidos políticos oposicionistas na América Latina e nos Estados membros da UE.

Os temas das palestras compreendem o conceito de populismo, populismo na Europa e na América Latina. A professora Paula Wojcikiewicz Almeida falará sobre o tema “Ucrania y posición de los Estados latinoamericanos: ¿signo de populismo?”, além de moderar outros dois painéis sobre Populismo na Europa, o primeiro sobre “El Estado de Derecho y la Democracia Iliberal” e o segundo sobre “la influencia de las redes sociales”. Outros acadêmicos participantes do evento são Alejandro Bancalari (Chile), Camilo López Burián (Uruguai) , Cristóbal Bellolio (Chile), Cristóbal Rovira (Chile), Ferdinando Treggiari (Itália), Franco Delle Donne (Alemanha), Ignacio Molina (Espanha), Jaime Baeza Freer (Chile), Javier Sajuria (Reino Unido), José Antonio Sanahuja (Espanha) , Luis Huacuja (México), Pol Morillas (Espanha), Sergio Toro (Chile), Beatriz Larrain (Chile), Esther del Campo (Espanha), Jeanne Simon (Chile), Máriam Martínez (Espanha), Raphaela Averkorn (Alemanha), Susana Sanz (Espanha), Susanne Gratius (Espanha) e Thomas Sparrow (Alemanha).

As inscrições para o evento, que ocorrerá presencialmente, estão abertas via pee@udec.cl.

evento paulaevento paula