Notícias

12/05/2023

Professora Paula Almeida participa de encontro em Santiago para discutir o impacto do populismo na Europa e América Latina

 

 

No dia 4 de maio de 2023, a professora Paula Wojcikiewicz Almeida representou o FGV Jean Monnet Centre of Excellence on EU-South America Global Governance no evento "Impacto, riesgos y oportunidades del populismo en Europa y América Latina". O evento foi realizado em dois locais em Santiago, no Chile: no Salão O'Higgins do Ministério das Relações Exteriores, pela manhã, e no campus de Santiago da Universidade de Concepción, à tarde. 

A sessão da manhã começou com os comentários de abertura, que incluíram o Sr. Alberto van Klaveren (Ministro das Relações Exteriores do Chile), o Sr. León de la Torre (Embaixador da União Europeia no Chile), o Sr. Carlos Saavedra (Reitor da Universidade de Concepción) e a Sra. Rosa Devés (Reitora da Universidade do Chile). No final da manhã, houve um painel de discussão moderado pelo Dr. Cristóbal Bellolio, da Universidade Adolfo Ibáñez, e incluiu a Dra. Paulina Astroza, Diretora do Projeto Jean Monnet na Universidade de Concepción, o Dr. Ignacio Molina, da Universidade Autônoma de Madri e do Real Instituto Elcano, o Dr. Jaime Baeza, da Universidade do Chile, e a Dra. Paula W. Almeida.

À tarde, o evento foi transferido para o campus de Santiago da Universidade de Concepción, onde foram realizados dois painéis de discussão. O primeiro painel foi moderado pela Dra. Beatriz Larraín, da Universidade de Concepción, e contou com palestrantes como o Dr. Cristóbal Rovira, da Universidad Diego Portales, o Dr. Ferdinando Treggiari, da Università degli Studi di Perugia, o Dr. Javier Sajuria, da Queen Mary University, e a Dra. Susana Sanz, da Universidad CEU Cardenal Herrera. O segundo painel, moderado pelo Dr. Alejandro Bancalari, da Universidade de Concepción, contou com a participação de palestrantes como o Dr. Sergio Toro, da Universidad Mayor, o Dr. Luis Huacuja, da Universidade Autônoma do México, a Dra. Jeanne Simon, da Universidade de Concepción, e o Dr. David Sarias, da Universidade Rey Juan Carlos.

O evento reuniu especialistas da Europa e da América Latina para discutir o impacto do populismo em suas respectivas regiões. O evento proporcionou uma plataforma de diálogo e colaboração, com o objetivo de encontrar soluções para os desafios impostos pelo populismo. O evento foi uma excelente oportunidade para promover compreensão sobre a integração europeia, bem como para fomentar o diálogo e a cooperação entre a Europa e a América Latina.
 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.