Notícias

12/07/2023

Seminário de Cooperação Acadêmica e de Negócios Brasil-Rio-Canadá-Québec traz palestra da Prof. Paula Wojcikiewicz Almeida

Nos dias 10 e 11 de julho de 2023, foi realizada a primeira edição do Seminário de Cooperação Acadêmica e de Negócios Brasil-Rio-Canadá-Québec, na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento teve como objetivo aprofundar o conhecimento mútuo entre Brasil, Canadá e Quebec. Também reuniu diferentes instituições para uma agenda de trabalho conjunta entre governos, instituições acadêmicas e o setor empresarial. O evento foi organizado em parceria com a Universidade de Montreal, a Universidade de Ottawa e a Prefeitura Municipal de Niterói. 

A professora Paula Wojcikiewicz Almeida, diretora do Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV e do FGV Jean Monnet Centre of Excellence on EU-South America Global Governance, moderou o segundo painel do seminário no dia 11 de julho. O painel discutiu as negociações comerciais Mercosul-Canadá e seus avanços e desafios. Os palestrantes foram Stephane Paquin, professor da ENAP (Québec), Edison Barreto, professor da Faculdade de Economia da UFF e da Escola de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Ottawa e Kristine Plouffe-Malette, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Sherbrooke.

O seminário reuniu quinze acadêmicos do Brasil e do Canadá, que abordaram os principais tópicos relacionados à agenda externa do Brasil, Quebec e Canadá na América Latina e no Caribe, tais como comércio, investimentos, direitos humanos, democracia, povos indígenas e meio ambiente. O seminário foi um evento híbrido, com o primeiro painel apresentando autoridades discutindo uma agenda de trabalho comum. Os outros três painéis discutiram tópicos específicos relacionados à presença do Brasil e do Canadá na América Latina e no Caribe. Todos os quatro painéis reuniram um grupo diversificado de especialistas para abordar os desafios da região. O seminário foi concluído com um apelo para o fortalecimento dos laços acadêmicos, econômicos e políticos entre o Brasil e o Canadá.

A professora Paula Almeida sentiu-se honrada em participar do primeiro Seminário de Cooperação Acadêmica e de Negócios Brasil-Rio-Canadá-Québec e agradece aos organizadores do seminário pelo convite para moderar o segundo painel.

A gravação do seminário está disponível neste link.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste