Em 25 de junho, o Grupo de Interesse sobre Cortes e Tribunais Internacionais da Sociedade Latino-Americana de Direito Internacional (SLADI/LASIL) promoveu o workshop online sobre “Narrativas em Cortes e Tribunais Internacionais”.
O evento foi coordenado pela Professora Paula Wojcikiewicz Almeida, presidente do Grupo de Interesse da SLADI/LASIL e coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito Global (CPDG) da FGV Direito Rio, em colaboração com a Professora Justina Uriburu, do Manchester International Law Centre, e o Professor Jean-Marc Sorel, da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e presidente da Sociedade Francesa de Direito Internacional. A comissão organizadora foi composta por Vítor de Melo, Lucas Vollers e Lívia Lamour, pesquisadores do CPDG/FGV Direito Rio.
O workshop reuniu um grupo interdisciplinar de especialistas para explorar como as narrativas moldam a argumentação jurídica na adjudicação internacional. O evento contou com discussões em dois painéis: “Narrative Construction in ICTs and its Impacts” e “Narratives, Legitimacy and Contestation”. Cada sessão foi seguida por um rico debate sobre conceitos, metodologias e a intersecção entre as perspectivas jurídica, linguística e social. No seu pico, o evento recebeu 113 participantes remotos, incluindo estudantes, acadêmicos e profissionais do direito de diversas partes do mundo.
Os organizadores gostariam de agradecer calorosamente aos palestrantes por suas contribuições: Antoine De Spiegeleir (European University Institute), Gonca Üncal (Universidade de Ancara), Tejas Sateesha Hinder (NLIU, Índia), Maria Diory F. Rabajante (Max Planck Institute, Freiburg), Rafaela Sena (CESUPA/UEPA), e Juan Pablo Gómez (Universidad de los Andes).
O CPDG da FGV Direito Rio agradece a todos os participantes e público presente, que contribuíram para o sucesso do evento e enriqueceram o debate com seus comentários e perguntas relevantes.