14/06/2022

Supervisores de Clínica do NPJ lançam livro sobre Direito para Startups

Será lançado no dia 15 de junho (quarta-feira), o livro “Direito para Startups: da ideação ao exit”, dos advogados Felipe Hanszmann e Helder Galvão, Supervisores da Clínica LAJUNT (Laboratório de Assessoria Jurídica Para Novas Tecnologias), do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio.

A obra explora a jornada jurídica e regulatória das startups, sem juridiquês e aborda questões como modelos de negócio, propriedade intelectual, proteção de dados, stock option, tributação e aspectos societários.

Segundo os autores, o livro é fruto da experiência e casos de startups atendidas ao longo dos seis anos da Clínica LAJUNT. Para eles, “o livro é uma espécie de relato desses bastidores e também uma forma de ajudar os empreendedores, já que a publicação tem um formato de manual.”

Para o professor André Mendes, Coordenador do NPJ, a obra é exemplo de ação inovadora que caracteriza a FGV Direito Rio: “Iniciada no segundo semestre de 2016, a Clínica LAJUNT realizou diversos atendimentos jurídicos a startups, ocupando espaço relevante no campo do Direito para Startups. Liderados pelo talento de Felipe e Hélder, alunos e alunas puderam desenvolver uma prática jurídica inovadora que, em certa medida, está espelhada nessa ótima iniciativa literária, com o que saúdo o trabalho dos autores”.

A sessão de lançamento está marcada para as 18h, quarta-feira, na Livraria Argumento (rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro).